sexta-feira, 2 de agosto de 2013

BAHIA: PROJETO DE IRRIGAÇÃO

BAHIA DEVE TER O PRIMEIRO PROJETO DE IRRIGAÇÃO COM MODELO ISRAELENSE


Sara Barnuevo
A Bahia deve ganhar até 2014 o primeiro projeto de irrigação a partir de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A iniciativa partiu do secretário da Agricultura do Estado, Eduardo Salles, engenheiro agrônomo com mestrado em irrigação, numa parceria com a Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), a Embasa e a prefeitura de Vitória da Conquista, onde está instalada a ETE, inaugurada este ano pelo governo estadual.
A ideia é copiar o modelo praticado em Israel, aproveitando a água residual para irrigação. “É uma ideia simples que junta a fome com a vontade de comer”, brinca o secretário para comentar os benefícios do projeto. Sem o reaproveitamento da água para irrigação, a Embasa seria obrigada a investir mais recursos para tratar o líquido antes dele voltar aos mananciais. E o mais importante, o projeto vai beneficiar pequenos agricultores familiares que sofrem com a constante estiagem. Em fase experimental, o projeto será implantado inicialmente numa área de 20 hectares, onde serão estudados os resultados com as culturas do café, fruticultura e capim para gado de corte.
“Hoje a vasão da ETE é de 300 litros/segundo, devendo chegar a 600 litros/segundo quando entre em pleno funcionamento, em 2014. Considerando que cada agricultor familiar tem em média 3 hectares, serão pelo menos 200 famílias beneficiadas”. De acordo com Salles, o custo para o agricultor será zero. Os gastos com equipamentos e instalação serão divididos pela Secretaria da Agricultura e a Embasa. Como o projeto será desenvolvido com sistema de irrigação por gravidade, não há necessidade de uso de motor para bombeamento, o que acaba barateando todo o processo. “É um projeto inédito na Bahia. Se der certo, devemos expandir para outras Estações de Tratamento de Esgoto existentes na Bahia”, adianta o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário