sábado, 17 de agosto de 2013

Bibia (PSDB): “Cabos eleitorais monitoram vagas no Hospital de Base”

BIBIA Internações no hospital foram utilizadas como peça de campanha política em 2012
O vereador Edjaime Rosa de Carvalho (PSDB), mais conhecido como Bibia, fez duras críticas a influência política partidária no Hospital de Base de Vitória da Conquista.  “Os cabos eleitorais ficam monitorando as vagas existentes para favorecer os amigos, quando outras pessoas que tanto precisam de internamento são excluídas. Enquanto estive internado conheci vários deles (cabos eleitorais) e denunciei isto na Câmara”.  Disse que com as provas que tem  vai ao Ministério Público denunciar o fato.
A denúncia de Bibia não é nenhuma novidade. O vice –prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Gerardo de Azevedo Junior (PRP), usou as internações no Hospital de Base , que ele foi diretor, como peça publicitária na campanha política de 2012. No Horário Eleitoral Gratuito (TRE),  vários eleitores do município deram depoimentos creditando ao candidato a vice-prefeito o tratamento médico hospitalar que recebeu.  O tratamento especial dado ao seu povo foi explorado politicamente no Rádio.  Essa prática danosa precisa mesmo  ser combatida.

Ex-vereador conquistense morre no Hospital Samur

LANTENEY NUNESConforme noticiamos ontem, o estado de saúde do ex-vereador Lanteney Nunes Braga era grave. Internado no Hospital Samur para implantação de uma marca-passo no coração, veio a óbito.Segundo informações preliminares, o rompimento de um vaso sanguíneo,  foi a causa da morte. O corpo de Lanteney Nunes Braga será velado na Câmara  de Vereadores.
Aos 76 anos de idade Lanteney continuava na atividade política partidária. Em 2010 disputou uma cadeira na Assembleia Legislativa como candidato pelo PMDB. Recentemente participou das manifestações de rua em Vitória da Conquista realizadas no mês de junho. O horário do sepultamento não foi ainda divulgado pela família. O presidente do PMDB de Vitória da Conquista lementou a morte do colega de partido. O PMDB divulgará nota de pesar.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Armandão: Vitinho segue as lições de Seedorf e é o craque da rodada#14

Atacante do Botafogo vive noite inspirada no Maracanã, faz dois gols sobre o Internacional e comanda seleção do Troféu Armando Nogueira

Por GLOBOESPORTE,COM Rio de Janeiro
Vitinho foi praticamente apadrinhado por Seedorf dentro do Botafogo. A cada drible inoportuno, a cada arrancada descabida, a cada chute precipitado do garoto, segue-se um papo ao pé do ouvido. Às vezes, nem é preciso jogada alguma para motivar um pequeno sermão do holandês. Quando o mais velho não quer, o mais novo nem dá entrevista à saída do gramado. Seedorf sabe a joia que o Botafogo tem em mãos e candidatou-se a lapidá-la. Vitinho, por sua vez, parece disposto a acatar. Por ora, funcionou tanto que o pupilo conseguiu um feito de que nem seu mestre foi capaz: com dois gols no 3 a 3 contra o Internacional e uma nota 8,5, Vitinho é o craque da 14ª rodada do Brasileirão do Troféu Armando Nogueira.
Seedorf não ficou de fora. Ele comanda o meio-campo da seleção da rodada, com uma nota 8,0. A mesma de Willians, volante do Internacional. Ambos têm como companhia ninguém menos que Ronaldinho Gaúcho, de sorriso novo, mas o mesmo talento de sempre.
Assim como o Botafogo, de Vitinho e Seedorf, Inter, Galo e também Goiás têm mais de um jogador no time da vez. Junto com Willians, o Colorado emplacou Fabrício na lateral-esquerda. Já o Atlético-MG também se vê represantado, além do R10, pelo zagueiro Leonardo Silva. Do esmeraldino, vêm o lateral-direito Vitor e o atacante Walter.
O restante do time tem o goleiro Helton Leite, do Criciúma, um dos grandes destaques da rodada e que também recebeu 8,0 dos jurados do Armandão; o atacante Barcos, do Grêmio, e o agora improvisado de zagueiro Rodrigo Caio, do São Paulo.
Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão - 16 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem relação com o Cartola FC.
Seleção da 14ª rodada do Brasileirão 2013 3 (Foto: Editoria de Arte)
GOLEIRO
Helton Leite nem era titular há algumas rodadas. Mas ganhou a confiança de Vadão, diante dos altos e baixos de Bruno, e parece ter tomado conta da posição. Seu desempenho na vitória por 3 a 0 sobre o Náutico foi importante contra um adversário direto, pelo menos até o momento, na luta para escapar do rebaixamento. Foram cinco defesas consideradas difíceis. Apesar de alto - tem 1,96m -, Helton Leite mostrou agilidade para buscar no cantinho e rente à grama algumas das finalizações do Timbu. Recebeu uma excelente nota 8,0, superando, inclusive, Dida, do Grêmio, que pegou um pênalti contra o Cruzeiro, e levou 7,5.
LATERAL DIREITO
A situação de Vitor não é tão diferente da de Helton Leite. De jogo em jogo ele vai tentando se firmar numa disputa particular com Clayton Sales, lateral que atuou em várias partidas no começo da competição. Contra o Flamengo, no empate em 1 a 1, Vitor foi arma importante do time esmeraldino, sempre presente no campo de ataque, incluindo a jogada que originou o gol de Walter (veja o lance, acima). Foi ele quem iniciou a jogada e ainda atraiu a marcação de vários defensores, enquanto Tartá cruzava da ponta direita. Vitor levou nota 6,5. Igor Julião (Fluminense), Sueliton (Criciúma), Victor Ferraz (Coritiba), Fagner (Vasco) e o improvisado Jorge Henrique (Internacional), também foram bem na posição.
ZAGUEIROS
Zagueiro, de fato, Rodrigo Caio não é. Mas foi nele que o técnico Paulo Autuori encontrou a solução provisória para a desfalcada defesa do São Paulo. Ao primeiro olhar, parecia um risco. Mas em seu segundo jogo como defensor, Rodrigo Caio se destacou positivamente. Esteve seguro, mesmo em meio à crise tricolor, e ainda conseguiu ir ao ataque fazer, de cabeça, o gol no empate em 1 a 1 contra o Atlético-PR. Levou, por isso, nota, 7,5, a mesma do confiável Leonardo Silva, do Atlético-MG. Tomou conta da retaguarda do Galo e ainda deu uma testada mortal que resultou em um dos gols dos mineiros no 2 a 0 sobre o Bahia.
LATERAL ESQUERDO
Ninguém pode dizer que Fabricio não teve trabalho nesta rodada. Com Vitinho, do Botafogo, disposto a infernizar o lado esquerdo da defesa colorada, ele sofreu. Mas no fim deixou o campo com um dos nomes do empate em 3 a 3. Seu gol, aos 48 minutos do segundo tempo, foi o principal motivo para que ele recebesse uma nota 7,0 e se destacasse em relação a outros jogadores da posição que também deixaram boa impressão, casos de Alex Telles (Grêmio), Henrique (Vasco), Gilson (Criciúma) e Junior César (Atlético-MG).
VOLANTES
Já virou rotina, mas nunca deixa de impressionar. A disposição de Willians, do Internacional, e sobretudo seu poder de desarmar os adversários parecem crescer a cada partida. Incansável, lutador e até organizador no meio-campo. O volante simplesmente não dá sossego aos rivais. Contra o Botafogo, ele novamente "perturbou", inclusive no ataque, com direito a uma arrancada que por pouco não resulta em gol (assista à jogada, ao lado). Com uma nota 8,0, foi um dos grandes nomes dos jogos de meio de semana. Menção honrosa para Josué (Atlético-MG) e William Arão (Portuguesa).
MEIAS
Dificilmente uma seleção da rodada no Brasileirão 2013 terá dupla de meias com mais categoria do que esta. Os armadores da vez, aliás, dispensam apresentações. Com uma assistência e participação na jogada do outro gol do Galo no 2 a 0 sobre o Bahia, Ronaldinho Gaúcho foi o grande nome atleticano e ainda esbanjou um sorriso novo, após cirurgia estética. Nota 7,5 para o R10. Quase a mesma do craque botafoguense Seedorf, que mereceu 8,0. O gol de pênalti diante do Inter não rendeu vitória ao Alvinegro, mas ajudou a recolocar o Botafogo na liderança, essa palavra que praticamente define o holandês.
ATACANTES
Além do craque da rodada, Vitinho, outros dois atacantes brilharam a ponto de garantir uma vaga na seleção da 14ª rodada. Não foi com o 8,5 do jovem alvinegro, mas Walter, do Goiás, e Barcos, do Grêmio, fizeram por merecer. Ambos receberam 7,5. Walter, então, foi com direito a um chutaço, pegando de primeira um cruzamento que partiu da direita e morreu no ângulo, sem dar chance para Felipe, do Flamengo, reagir. Barcos também combinou jeito com força. Após um lançamento desviado, o argentino do Grêmio ganhou na velocidade da zaga do Cruzeiro e diante do goleiro Fábio deu um toquinho sutil para fazer um dos gols no 3 a 1 sobre a Raposa. Gol com a marca registrada do "Pirata".

CARTA DE UM VICIADO AO SEU PAI

Meu Pai, acho que ninguém faz seu próprio necrotério. Mas sei, como vai recebê-lo. Preciso de forças... Enquanto é tempo. Sinto pai que este será o nosso último diálogo.

Pai, é tempo de verdade, coisas que você nunca soube. Vou ser breve. O tóxico me matou. Conheci o meu assassino ao 15 anos. É horrível, pai.

Como iniciei?

Foi um cidadão elegantemente bem vestido. Apresentou-nos ao nosso assassino. O tóxico. Tentei, tentei mesmo recuar. Mas ele mexeu com meus brios. Disse que não era homem...

Ingressei no mundo da droga. De início, torturas, desvaneios; Depois escuridão. O vício estava presente em minhas ações. Depois a falta de ar, o medo, as alucinações. Picadas, nova euforia. Às vezes parecia ser mais gente do que os outros... e meus amigos inesquecíveis, inseparáveis, sorria, sorria...

Pai, no início, a gente acha tudo tão engraçado... é ridículo! Até Deus me parecia ridículo. Hoje, no hospital, reconheço, que Deus é o ser mais importante do mundo. Sem a ajuda de Deus, pai, não lhe estaria escrevendo.

Os jovens devem saber... Não posso dar três passos. Fico cansado. Os médicos afirmam que ficarei curado, mas no corredor vejo que balançam a cabeça negativamente.

Tenho 19 anos, pai! Ao senhor, meu último pedido. Mostre esta carta aos jovens que o senhor conhece. Diga-lhes que, em cada porta de colégio, cursinho, universidade, outros lugares, há sempre um senhor bem vestido, bem elegante, para apresentar o futuro assassino, o destruidor de vidas, que levará a loucura e a morte, assim como eu...
Pai, por favor! Faça isso... Antes que seja tarde de mais.

Perdão! Pai, for fazê-lo sofrer!

Este jovem era aluno do curso de engenharia mecânica da Universidade de São Paulo (USP). Ao terminar a carta teve poucas horas de vida.

Seedorf diz estar bem e já se coloca à disposição para encarar a Lusa

Em plena maratona de jogos junto com o Botafogo, craque acredita que terá condições de estar em campo no próximo domingo

Por Fred Huber Rio de Janeiro
Seedorf e Dalessandro, Botafogo x Internacional (Foto: Vitor Silva/SSPress)Seedorf disputa a bola com D' Alessandro no
Bota x Inter (Foto: Vitor Silva/SSPress)
Seedorf encarou - e bem -, contra o Internacional, quinta-feira, no Maracanã, mais um jogo da maratona em que o Botafogo vive no Campeonato Brasileiro. O camisa 10 permaneceu em campo durante todo o tempo e, a julgar pelo que disse após partida, não planeja ser poupado contra a Portuguesa, domingo, no Canindé. Na quinta-feira da próxima semana, no Maracanã, o Alvinegro faz seu primeiro duelo com o Atlético-MG pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
- Nós temos que avaliar a condição de todos, não só a minha. Mas estou bem, não estou machucado. Posso jogar - afirmou o meia, que foi ausência contra o Galo e chegou a ser dúvida para o jogo contra o Goiás, na última rodada.
 O técnico Oswaldo de Oliveira ainda não comentou sobre quem pretende escalar no domingo, mas está muito animado com o desempenho do Botafogo. Para o comandante, seu time foi superior tecnicamente em todos os jogos que fez até agora no Brasileiro.
- Vejo o Botafogo sempre muito bem, sempre em superioridade técnica nos jogos do que nossos adversários. Contra o Cruzeiro, que nós vencemos, foi o time que dividiu mais a liderança do jogo conosco. Anormal foi contra o Bahia, em condições muito complicadas para dobrar o adversário e o campo.
Com o empate em 3 a 3 com o Internacional na quinta-feira, no Maraca, o Botafogo chegou a 26 pontos e assumiu a liderança isolada da competição, com um ponto a mais do que o Cruzeiro.

Bombeiros de Vitória da Conquista atendem chamadas de 55 cidades

Bombeiros BB
O 7° Grupamento de Bombeiros Militares de Vitória da Conquista atende chamadas de 55 municípios do Sudoeste da Bahia até a fronteira com o estado de Minas Gerais. Com um contingente de 105 homens, os profissionais atendem ocorrências como salvamento de animais, combate a incêndio em residências, indústrias, estabelecimentos comerciais e incêndio florestal.
A estrutura é composta por duas viaturas de combate a incêndio urbano e uma de combate a incêndio Florestal. O caminhão de salvamento é equipado com uma escada elevatória de incêndio, mas o equipamento de fabricação finlandesa necessita de reparos estando fora de operação. O equipamento tem alcance vertical de 20 metros equivalente a um prédio de seis andares. O Major fez o seguinte comentário: “A escada é importante, mas os bombeiros contam hoje com o apoio de um sistema de hidrantes que são instalados internamente nos prédios, e que são usados em emergências de incêndios, o que dispensa a escada em determinados momentos”, disse.
MAJOR Bombeiro BBDe acordo com o comandante da unidade, Major José Jorge Moreno, os bombeiros realizam vistorias nos projetos de prédios em construção. Somente neste primeiro semestre, foram 441 projetos avaliados pela unidade, sendo 227 aprovados e 214 necessitando de ajustes. “Desde 2010 que nenhum prédio é construído sem as orientações dos bombeiros”, garantiu.
Sobre os hidrantes  espalhados pela cidade, suporte essencial para o combate ao incêndio, o comando informou que é uma quantidade considerável, mas destacou que no centro comercial existem apenas 12 deles.

Família inocenta morto de envolvimento com o crime em Caatiba

CAATIBA 2No dia 9 de agosto, foi postada matéria no Blog da Resenha Geral, com a manchete: Polícia prende acusados de matar homem em Caatiba. A família de Adailton Nolasco da Silva, de 41 anos, que foi morto, saiu em defesa da vítima. Os acusados são Adenilson da Silva (29) e Fernando Sampaio Campos (33) (foto). Na delegacia, os dois acusados disseram à polícia que mataram a vítima depois de combinar que assaltariam juntos, o Centro de Recuperação, onde Adailton se tratava. Após um desentendimento, eles teriam resolvido matar a vítima. Os acusados foram encaminhados para o Complexo Policial de Itapetinga, onde estão à disposição da justiça.
Por telefone, Regina Celeste, irmã da vítima, rebateu com veemência as acusações feitas pelos criminosos ao seu irmão. Segundo a família, Adailton era trabalhador, com experiência no Royal Hotel tendo trabalhado também no Hotel Cafezal. O advogado da família foi acionado, para acompanhar o caso e esclarecer a todos os órgãos de imprensa que criminosos não podem macular quem não pode mais se defender.

Centro de Cultura de Vitória da Conquista passa por reparos

Segundo vice-presidente do CREA na Bahia, irregularidades em questões estruturais foram constatadas no centro há dez anos.
Centro-de-Cultura-Camillo-de-Jesus-LimaO Centro de Cultura de Vitória da Conquista está se adequando às exigências apontadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA do estado. É o que garante o coordenador do centro, Daniel Nunes.
O local foi notificado no dia 19 de julho. Segundo laudo do CREA, local não oferece condições adequadas de segurança. Sanitários, extintores, rede de energia, sinalização de emergência, almoxarifado, cozinha, escadas, concha acústica, palco principal, camarins e áreas de escape estão em condições inadequadas. Alguns extintores, por exemplo, estavam vencidos. Segundo Leandro Fonseca, vice-presidente do CREA na Bahia, as irregularidades nas questões estruturais já haviam sido apontadas há dez anos.
Ainda segundo o coordenador do centro, todas as falhas apontadas no laudo serão reparadas em um prazo de 45 dias. Existe a possibilidade também de uma parceria com setores privados da cidade interessados em custear parte das reformas como a dos sanitários, que precisam estar adequados à Lei de Acessibilidade.

Caminhão tomba em acidente na BR 116

Tombamento pode ter sido provocado por obras realizadas pela concessionária Via Bahia no trecho da Serra do Mutum. É o segundo acidente ocorrido no local só nesta semana.
Caminhão-manga-7Um caminhão carregado com manga tombou na manhã desta quinta-feira (15) no KM 644 da BR 116, próximo ao município de Jaguaquara. O acidente aconteceu no local conhecido como Serra do Mutum. Após descer em alta velocidade, o motorista perdeu o controle da direção e tombou às margens da pista.
O condutor Nelson Djair, de 65 anos, ficou preso às ferragens e foi encaminhado ao Hospital Prado Valadares em Jequié. Ele foi atendido e liberado horas depois.
Testemunhas afirmam que o condutor teria se perdido em uma curva ao tentar desviar de máquinas e homens da concessionária Via Bahia, que fazia reparos na pista. A carga foi saqueada por moradores da região. Este é o segundo acidente ocorrido no mesmo local somente nesta semana.
Foto: Blog do Marcos Frahm

Itarantim: adolescente de 14 anos morre com tiro no ouvido

Segundo a polícia, vítima estava grávida. Principal suspeito é o companheiro da jovem, outro adolescente de 17 anos.
adolescente-ItarantimUma adolescente de 14 anos foi morta com um tiro no ouvido na cidade de Itarantim na manhã desta quinta-feira (15). Segundo informações da polícia militar, o principal suspeito de ter matado Mileny Santos Silva é o companheiro da adolescente, de 17 anos. A adolescente estava grávida de três meses.
Ao ser encaminhado à delegacia, o adolescente que vivia com Mileny afirmou que a morte da companheira foi acidental. Ele estaria brincando com a adolescente com uma arma do tipo garruncha, quando a arma teria disparado. Mas segundo testemunhas, adolescente era violento e envolvido com o tráfico de drogas na cidade.
O corpo de Mileny foi encaminhado pelo Departamento de Polícia Técnica de Itapetinga para o DPT de Vitória da Conquista para necropsia. O caso deve ser acompanhado pelo Ministério Público.
Foto: Site Itapetinga Agora

Conquista: Assim Tudo Começou

Por Nando da Costa Lima
Nando C. LimaA mata estava nublada, não dava pra enxergar um palmo adiante do nariz, o frio gelava os ossos, mesmo cansados e congelados os homens continuavam a caminhada mata adentro, o capitão mor tinha dobrado o pagamento para que aquela empreitada se realizasse antes do sol nascer. Tinham que acabar com aqueles índios que estavam impedindo a entrada da civilização na melhor faixa de terra do planalto. Eram as terras dos mongoiós, uma gente pacífica que apenas reagia às invasões de sua terra, só queriam permanecer no lugar que era seu por direito , eles estavam a mais de uma légua da grande aldeia justamente para impedir a entrada dos desbravadores, estavam em maior número , mas as armas usadas pelos brancos desequilibraram a batalha. Era tanto índio , que os clavinotes explodiam de tanto serem recarregados. A briga foi feia, o mestre de campo quando viu que seus homens estavam fraquejando, prometeu ajoelhado que construiria uma capela naquele local, pra Nossa Senhora das Vitórias, se eles derrotassem os índios. O restodo pessoal se contagiou com a fé do chefe, lançaram mão dos facões e decidiram a batalha no combate corpo a corpo, a luta foi penosa, mas eles saíram vitoriosos. Os índios que não morreram foram capturados.
Para Taipi, teria sido melhor que fosse morto.  Depois de capturado, ele teve que ajudar a construírem uma capela no lugar que seus irmãos foram aniquilados. Aquelas matançasnão entravam em sua cabeça, por quê aquelas perseguições do branco. Eles deviam se bater com eles que vivem pra combater, nós Mongoiós somos descendentes dos Tupinambás. Somos como onças, só reagimos quando acuados.
Com o tempo, o mestre de campo cumpriu o prometido, conseguiu tomar a grande aldeia mongoió em menos de um ano. Os índios reagiram, mas logo cederam, era um povo tão pacífico que achou melhortentar viver servindo o invasor, os que não concordavam com a submissão fugiram pra margem do rio Pardo.
Onde era a aldeia mongoió, nasceu o Arraial da Conquista. Iniciaram logo a construção da igreja para Nossa Srª das Vitórias, protetora dos fundadores da vila. Taipi já tinha mais de dois anos a serviço dos brancos, agora ele carregava pedra para construção da igreja. Um dia ele se revoltou, tinha que vingar-se daquela situação, seu povo não podia continuar vivendo como escravo, aquilo parecia até vingança dos deuses por eles serem pacíficos demais. A vingança de Taipi demorou de ser notada, ele atraía os homens brancos que trabalhavam na construção da igreja para dentro da mata e lá matava os invasores. O capitão mor descobriu o plano a tempo, como era um homem experiente,em vez de procurar o responsável, promoveu uma festa para todos os índios que viviam em volta da vila.  Comida e bebida tinham de fartura, a mesa grande foi armada junto ao alicerce da igreja em construção. Quando os índios ficaram completamente embriagados, o mestre de campo cercou-os com homens armados e deu ordem de fogo. Foram poucos que escaparam, os que não morreram de tiro, morreram envenenados pelo aguardente.
Taipi escapou com vida, já estava “domesticado”, foi poupado por ser útil na lavoura. O pior foi enterrar os mortos do massacre, foi muito triste ter que enterrar seus irmãos de sangue no alicerce da igreja feita em louvação à protetora dos seus exterminadores. Ele nunca tinha visto Nossa Senhora, mas achava que ela não se dava muito bem com índio, mongoió então, nem se fala…
Estava triste, seu povo desaparecia junto a mata, morriam na mesma proporção que derrubavam as árvores. Desesperado e só, Taipi se sentia o último dos mongoiós, seu único desejo era sumir dali. Ninguém do arraial o viu sair no meio da noite , parece que criou asas e fugiu pras matas ainda virgens do Catolé Grande.

Nando da Costa Lima

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Bandido bate carro roubado e esquece arma e bolsa da vítima dentro de veículo em Vitória da Conquista

Vítima foi seguida  por dois assaltantes após efetuar um saque em um banco da cidade.
saidinha-bancáriaEra pra ser mais um golpe de saidinha bancária na cidade. Dois homens em uma motocicleta seguiram uma mulher de identidade não revelada na tarde de ontem (12) após ela ter sacado dinheiro em um banco no bairro Candeias. Ao chegar no bairro Inocoop, a mulher estacionou e foi abordada por dois homens que a seguiam em uma moto.
Após roubar o dinheiro, um dos homens levou o carro da vítima. Mas ao que parece o assaltante não conhecia a rua, que não tem saída. Ao chegar ao final da rua, vizinhos começaram a gritar por socorro, o que teria apavorado o assaltante, segundo testemunhas. O pânico foi tão grande que o bandido bateu o carro ao fazer uma manobra, deixando a arma carregada e a bolsa da vítima dentro do carro. Ele conseguiu fugir a pé.
A polícia militar chegou a fazer rondas no local, mas não localizou os bandidos. Ninguém ficou ferido.
Foto: Site Blitz Conquista

Moradores de Barra do Choça interditam estrada que dá acesso a Vitória da Conquista

interdita-estrada
Após diversas ocorrências de violência na cidade de Barra do Choça, moradores atearam fogo em pneus na manhã de hoje (13) em uma manifestação.
Os manifestantes fecharam a estrada que dá acesso a Vitória da Conquista e o Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista foi acionado para apagar as chamas.
É a segunda manifestação realizada na cidade. A primeira foi feita na última sexta-feira (09), quando os moradores protestaram pelo mesmo motivo. Na última segunda-feira (12) diversos setores da sociedade fizeram uma caminhada que reuniu cerca de cinco mil pessoas pedindo paz na cidade. Durante a caminhada, vítimas da violência fizeram um minuto de silêncio em frente à delegacia.
Foto: Blog do Jorge Amorim

Vitória da Conquista: principio de motim no Presídio Nilton Gonçalves provoca reunião com autoridades


REUNIÃO BB
Com a descoberta de artefato explosivo, tipo banana de dinamite no Presídio Nilton Gonçalves e o princípio de rebelião, o Conselho Penal realizou na tarde desta terça-feira (13), uma reunião com parentes dos internos com presenças do promotor Leandro Marques Meira, representando o Ministério Público Estadual, Dr. Marco Aurélio representando a Defensoria Pública e o juiz Reno Soares, da Vara de Execuções Penais.
Segundo os familiares, os presos sofreram maus tratos durante a revista e a transferência dos mesmos para outras cidades. Dona Neuza Conceição, mãe de detento, disse que o mesmo foi transferido e teria sido espancado durante a revista: “Ele estava em tratamento, teve o maxilar quebrado anteriormente e foi levado para o presídio de Itabuna. Estou preocupada e não sei mais a quem apelar”, desabafou. Outra denunciante, esposa de preso, destacou que o seu esposo apanhou muito durante a revista e que a mesma ouviu gritos de socorro dos presos.
O promotor Leandro Marques Meira disponibilizou o órgão para que os parentes sejam ouvidos separadamente. ‘Precisamos ouvir os parentes um a um, e aconselho que procurem o Ministério Público para que os fatos sejam apurados”, disse.
O Juiz de Execuções Penais Reno Soares, foi claro em afirmar que as transferências dos internos partiram de determinação da Secretaria de Administração Penitenciária e a Corregedoria de Segurança do Estado da Bahia. “Entendo que em um princípio de rebelião a polícia muitas vezes, precisa agir com rigor, mas nunca admitimos excessos. Vamos cobrar em reunião que faremos dia 22, deste mês, que os comandos das polícias que estiveram no presídio, expliquem o que aconteceu no local”, disse.
Para o defensor Público, Marco Aurélio, é preciso que a direção da unidade prisional solicite o exame de corpo e delito, dos presos.
O Presidente do Conselho Penal Marcos Rocha, avaliou a reunião como positiva informando que os órgãos ligados a segurança irão investigar se abusos foram praticados pela força policial.

Obras da avenida de acesso a Campinhos e Simão sem prazo pare ser concluída


Campinhos Acesso BB
As obras de duplicação, asfaltamento e drenagem da Avenida Jadiel Matos, via principal de acesso aos Bairros de Campinhos e Simão, em Vitória da Conquista, continuam com muita lentidão. Nossa reportagem constatou no local, na tarde desta 2ª feira (12), que poucos operários trabalham colocando as guias de meio fio da ciclovia.
Os serviços de iluminação e urbanização ainda não foram iniciados. A iluminação existente é precária. Conforme anunciado pela Prefeitura, o investimento total chega a R$ 1,3 milhão, incluindo macrodrenagem e drenagem superficial com implantação de sarjeta e meio-fio. Os recursos foram canalizados pelo deputado federal Paulo Magalhães (DEM). Prepostos da Prefeitura negam. Com a palavra o parlamentar autor da emenda que destinou mais de R$ 1 milhão para a obra.
Uma moradora do Simão que falou a nossa reportagem, e pediu para não ser identificada, disse que a obra tem quase dois anos e que os moradores convivem com muita poeira. “Será que vamos ter que esperar a próxima eleição para que eles terminem a obra?”, indagou.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Em 1966 é inaugurado o Estádio Lomanto Júnior

Vitória da Conquista
http://tabernadahistoriavc.com.br/em-1966-e-inaugurado-o-estadio-lomanto-junior/
Vista aérea do Estádio Lomanto Júnior em 4 de abril de 2011 (foto: Zé Silva)
Na década de 60 o futebol cresceu em Conquista, e foi preciso construir um estádio maior. E o estádio Lomanto Júnior, o popular “Lomantão”, foi inaugurado no dia 5 de novembro de 1966 pelo então Governador Lomanto Júnior. Orlando Leite, que substituiu Pedral Sampaio na Prefeitura, fez o discurso de inauguração, num palanque improvisado daquele estádio.
O então Governador Lomanto Júnior dá o pontapé inicial do amistoso intermunicipal entre as seleções de Conquista e Jequié, quando da inauguração do "Lomantão" em 1966
As festividades de inauguração daquela praça esportiva ocorreram num final de semana. No dia 5 de novembro (num sábado) jogaram as seleções de Conquista e de Jequié pelo campeonato intermunicipal.
O radialista Hélio Gusmão entrevista o jogador Célio, do Vasco, durante a inauguração do Estádio Municipal Lomanto Júnior em 1966
No dia seguinte (num domingo), como parte das festividades da abertura da mais nova praça esportiva do Estado, jogaram Flamengo e Vasco. O estádio estava completamente lotado; e o resultado foi 2 X 1 para o Flamengo, diante de um público de mais de 15 mil espectadores.

Futebol de Conquista nos anos 50: o “Humaitá” revela grandes talentos

Vitória da Conquista
 http://tabernadahistoriavc.com.br/futebol-de-conquista-nos-anos-50-o-humaita-revela-grandes-talentos/
Humaitá anos 50
No dia 12 de outubro de 1953 foi fundado o Esporte Clube Humaitá, tendo como presidente de honra Íris Silveira, filho do médico Crescêncio Silveira e um dos fundadores da Casa da Cultura de Vitória da Conquista. Três anos depois, em 1956, surgiu a Liga Conquistense de Desportos Terrestres – a LCDT, que passou a promover o esporte amador de Conquista. No ano seguinte (1957) surgiu o Comerciário Futebol Clube. Foi uma época em que surgiram diversas equipes, como o União, o Santa Cruz, o Vasco, o Botafogo, o Olímpico, entre outras. Todo ano era um time novo.
Comerciário (1957)
O futebol conquistense começava, nas décadas de 50 e 60, a revelar seus grandes talentos. O Humaitá, por exemplo, foi responsável pela revelação de jogadores como Edson Maciel, Raudenis, Pelé, Mário Seixas, Nego da Barra, Batatinha, Everaldo, Nego, Alexandre, Zoinho, Louro, Wender, Cide, com a diretoria formada por Lourival Cairo, Osvaldo Fiscal, Cicinato, Isaac, Zelito, Vitor, João e Ailton Vela Branca, que era goleiro do União e, mais tarde, se tornou árbitro de futebol.
Este movimento incentivou o prefeito Edvaldo Flores iniciar, em 1956, a construção do Estádio que leva seu nome, situado no bairro Flamengo (fronteira com o Alto Maron e Amendoeiras), com entrada para a Rua dos Expedicionários. O estádio foi inaugurado ainda na gestão de Edvaldo Flores (1955-1958). Em 1959 o Humaitá Futebol Clube já tinha o título de Campeão de Conquista. Em 1960 disputa a final com o União e vence por 2×0, recebendo o Título de Bi Campeão, quando Piolho ainda era o mascote do União.
O Humaitá Futebol Clube, talvez o mais tradicional dos clubes do Sudoeste do Estado, era tido como a força do futebol conquistense, que arrastava multidões para assistir seus jogos no Estádio Edvaldo Flores, enquanto João do “Rolete”, o João Aprijo, vendia roletes de cana espetados em palitos de bambu nas arquibancadas do Estádio, e na Rádio Clube de Conquista Hélio Gusmão narrava, com os comentários de Gilson Moura, os destaques dos jogos.
O Humaitá era comandado pelo presidente Lourival Cairo, maior incentivador de futebol na cidade. Ele, por muitas vezes, viajava para Salvador com seu DKV, uma perua Vemaget, somente para comprar uniformes para o Alviverde. Coisas de um apaixonado por futebol. Há quem diga que o Estádio Lomanto Júnior se chamaria Estádio Lourival Cairo, mas a política da cidade não permitiu. Leva o nome do ex-governador de Jequié, quem construiu o estádio. Mas Lourival, gente da terra, era um desportista exemplar. Tão exemplar que até os adversários do Humaitá iam “comemorar” a derrota junto com a turma verde e branca, na Confeitaria Araci, point da cidade na época. O estabelecimento funcionava onde hoje é a loja “Skala”, ao lado da loja de confecções “O Conquistão”, na Praça Nove de Novembro (hoje Calçadão).

Quanta indignação !! …

Por Valderez de Oliveira Pereira
Hospital de BaseSábado, 10 deste mês de Agosto, estive no Hospital de Base desta nossa Vitória da Conquista, visitando uma pessoa querida. Para minha indignação ela se encontrava recém–operada numa maca em um corredor onde estavam mais 14 pacientes também em macas.
Silenciei e senti um misto de consternação, tristeza e até de revolta.
Será que eles (os pacientes) não interpretam aquela situação como um descaso?
O emocional deles deve estar muito dorido, porque a falta de valorização humana é como uma flechada no coração.
Quando questionei alguém de lá, retrucou: “Estão no corredor, mas estão sendo assistidos”.
E eu pergunto: Como estão se sentindo aquelas 15 pessoas expostas no corredor por onde transitam funcionários e visitantes?
O tratamento médico deve estar em sintonia com o emocional do paciente que necessita de afeto, respeito e ambiente saudável.
Será que somente o projeto Mais Médicos irá solucionar o problema da saúde pública no Brasil?
A notória falta de recursos materiais e de infraestrutura nos postos de saúde e hospitais públicos evidenciam a causa do clamor do povo por uma saúde pública de qualidade.
De autor desconhecido, finalizo com uma frase mais um dos meus escritos.
“Não podemos mudar nada do que já passou, mas podemos mudar o hoje para amanha colhermos os frutos diferentes do que colhemos hoje”.

Telexfree sofre 10ª derrota em processo no Acre e bloqueio continua

Empresa, com 1 milhão de associados, está com as atividades suspensas há 55 dias

J. Duran Machfee/Futura Press
Divulgadores protestam contra bloqueio da Telexfree na Avenida Paulista (SP), em 5 de agosto
Acusada de ser a maior pirâmide financeira do País, a Telexfree seguirá bloqueada pela Justiça por tempo indeterminado. Seus cerca de 1 mihão de associados, assim, continuam impedidos de receber o dinheiro que investiram no negócio e os vultuosos lucros prometidos.
Em julgamento terminado há pouco no Acre, a empresa sofreu um novo revés na tentativa de derrubar a liminar (decisão temporária) que congelou suas contas e atividades, há 55 dias, a pedido do Ministério Público do Acre (MP-AC). A decisão desta segunda-feira (12) é a décima derrota da Telexfree no processo, se contabilizada a liminar.
Os desembargadores Samoel Evangelista, Waldirene Cordeiro e Regina Ferrari, da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), recusaram pela segunda vez um recurso apresentado pela defesa na tentativa de derrubar o bloqueio. Eles já haviam negado um pedido anterior em 8 de julho (veja cronologia abaixo). A decisão foi unânime – ninguém votou a favor da empresa.
Segundo o desembargador Evangelista, os associados (chamados de divulgadores) da Telexfree lucram sobretudo com o recrutamento de mais pessoas para o negócio, e não com a venda pacotes de telefonia VoIP ou a colocação de anúncios na internet, como alega a propaganda da empresa. Por isso, o esquema é uma pirâmide financeira.
'A lógica apontava para a derrota'

A defesa da Telexfree ainda vai apresentar novos recursos ao próprio TJ-AC antes de tentar levar o caso para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), diz Wilson Furtado Roberto, um dos advogados da empresa. Ele nega irregularidades nos negócios.
“[ A Telexfree ] não é pirâmide. Há só indícios, mas não há prova nenhuma”, disse Roberto na sexta-feira (9).
Para Horst Fuchs, outro advogado da Telexfree, a nova derrota era previsível uma vez que o caso da Telexfree não estaria, do seu ponto de vista, sendo tratado de acordo com as regras jurídicas.
"Não teria como os desembargadores concordarem com uma decisão desse porte [ a liminar ]. Mas, como [ o caso ] escapa à esfera jurídica, a lógica apontava para isso [ negativa do recurso ]", diz o advogado ao iG  logo após a decisão.
Fuchs nega que a nova derrota possa colocar em risco o dinheiro devido aos divulgadores.
"O tempo [ de bloqueio ] não modifica em nada a situação deles. [ O dinheiro da empresa ] está íntegro do mesmo modo como estava em 18 de junho. A integridade e a solidez é a mesma."
Além da liminar, a Telexfree enfrenta ainda uma ação civil pública movida pelo MP-AC, em que o órgão pede a extinção da empresa e a devolução das verbas captadas dos associados, chamados de revendedores. Os donos da empresa também respodem a dois inquéritos criminais .
Bloqueio para devolução
Reprodução
Trecho da ação civil pública do Ministério Público do Acre (MP-AC) sobre a Telexfree
A Telexfree informa comercializar pacotes de telefonia VoIP por meio de marketing multinível – modelo de varejo em que revendedores associados são premiados por trazer mais revendedores para o negócio.
Para o Ministério Público do Acre (MP-AC), porém, a empresa é uma pirâmide financeira, pois o faturamento depende sobretudo das taxas de adesão pagas pelos associados (os divulgadores) e não da venda de pacotes VoIP.
Com esse argumento, os promotores pediram à Justiça que impedisse a entrada de novos membros na rede Telexfree, bem como o bloqueio das contas da empresa e dos sócios Carlos Wanzeler, James Merryl, Carlos Costa e Lyvia Wanzeler.
A justificativa do MP-AC é garantir que os divulgadores possam receber de volta o dinheiro investido na empresa, como pedido na ação civil pública. A liminar foi concedida no dia 18 de junho e, no dia seguinte, os sócios da empresa tentaram transferir R$ 101 milhões para as contas de outras duas empresas ligadas ao grupo . O advogado da empresa, Horst Fuchs, diz que a operação era legal e serviria para pagar fornecedores.

Duas pessoas da mesma família são assassinadas em Brumado

É o terceiro homicídio registrado na cidade em dois dias. Criminosos mataram idosa e horas depois o genro da vítima.
homicidio-baraunasDuas pessoas morreram na cidade de Brumado nesta segunda-feira (12). Os crimes aconteceram no bairro Baraúnas. Ainda na madrugada, a catadora de matérias recicláveis Lucidalva Ramos Pires, de 69 anos foi encontrada morta  com dois tiros nas costas. Segundo parentes da vítima, era costume que ela saísse de casa bem cedo para recolher latinhas de alumínio.
Após o primeiro crime, José de Souza Reis, de 49 anos, genro de Lucidalva também foi assassinado. O segundo crime ocorreu por volta das 7h da manhã. Segundo a polícia, José Reis seguia para casa quando foi atingido por dois disparos de arma de fogo na cabeça.
Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica de Brumado. Ainda segundo a polícia, são três homicídios registrados na cidade em dois dias e o 16º registrado no ano. A polícia acredita que os crimes tenham relação com o tráfico de drogas.
Foto: Site Brumado Agora

Datafolha aponta que 54% apoiam vinda de médicos estrangeiros


Em junho, índice era de 47%, informa a 'Folha de S.Paulo'.
Desaprovação da contratação de estrangeiros caiu de 48% para 40%.

Do G1, em São Paulo
Info Mais Médicos V4 6.8 (Foto: Editoria de Arte/G1)
Levantamento feito pelo Datafolha com 2.615 entrevistados em 160 cidades do país aponta que 54% são favoráveis à vinda de médicos estrangeiros para trabalhar no país, conforme previsto no programa  Mais Médicos, do governo federal.
As informações foram publicadas pelo site do jornal “Folha de S.Paulo”. A pesquisa ouviu os entrevistados entre quarta e sexta-feira da semana passada.
Em junho, levantamento similar indicava que a aprovação era de 47%. Naquele mês, 48% das pessoas consultadas se disseram contrárias à vinda dos estrangeiros. Esse porcentual caiu para 40% na enquete mais recente. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.
O perfil de quem apoia a vinda de médicos estrangeiros é preponderantemente de homens (59%), com ensino fundamental (54%), e que simpatizam com o PT (62%), além de avaliarem bem o governo federal (63%).
A maioria das pessoas favoráveis (60%) vive na Região Nordeste, principalmente em cidades que têm entre 50 mil e 200 mil habitantes (60%), informa a “Folha”.
A maior desaprovação da iniciativa do governo está entre pessoas com ensino superior (52%), que consideram ruim ou péssima a gestão de Dilma Rousseff na presidência (52%) e moram em cidades grandes com mais de 500 mil habitantes (46%).
Mais Médicos
O Ministério da Saúde informou neste sábado (10) que 715 médicos formados no exterior foram selecionados para trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS) dentro do programa Mais Médicos, que visa ampliar o número de profissionais em municípios do interior e na periferia das grandes cidades.
Eles poderão atuar no Brasil sem fazer o exame de revalidação do diploma de medicina, o Revalida, mas terão autorização para trabalhar especificamente na rede pública e em unidades específicas.
Dos 715 escolhidos, 194 são brasileiros que estudaram fora do Brasil e 521 são estrangeiros. No total, foram selecionados  candidatos com registro de 50 diferentes países. Eles foram designados para atuar em 268 municípios brasileiros.
publicidade

4ª Ciretran aumenta vagas para provas teóricas em Vitória da Conquista

CIRETRAN BNa sede da 4ª Ciretran, no dia 9/08, o coordenador Rodrigo Moreira se reuniu com os proprietários das auto – escolas de Vitória da Conquista para anunciar medidas para melhorar o atendimento das demandas dos serviços de habilitação em Vitória da Conquista. Os empresários comemoram as conquista com o diretor Rodrigo (em pé no centro da foto).
Na reunião o coordenador da Ciretran anunciou aumento de 300% nas vagas para prova teórica, representando maior rapidez na marcação dos exames. As provas práticas, segundo o diretor, terá acréscimo de 70% a 100% nas vagas de exames práticos para todas as auto-escolas. O anunciou foi muito bem recebido no meio profissional. Parcerias foram firmadas com as auto-escolas visando uma melhora acentuada no atendimento a cidade e toda região.
Foto: Ascon/Ciretran

Hélio Gusmão: um mito no Rádio Conquistense


Se estivesse vivo, no próximo dia 27 de agosto de 2013 Hélio Gusmão estaria completando 78 anos de vida, mas assim não quis o nosso Criador, e ele se foi aos 12 de agosto de 1986 a exatos 27 anos atrás, foi sim ao nosso ver prematuramente, mas o Senhor sabe de todas as coisas, e o mais importante foi o que ele nos legou e fez por essa cidade nos 51 anos que viveu neste planeta chamado terra., de 80 a 86 conheci Hélio Gusmão, eu na rádio Clube equipe de esportes comandada por Herzem Gusmão, ele já afastado dos microfones, mas pude sentir o quanto ele era reconhecido e amado pelos colegas.
Fica aqui nosso reconhecimento, por tudo e a saudade que jamais apagará, beijos aos familiares.
Pr. Noé Lacerda
   tabernadahistoriavc.com.br/helio-gusmao-um-mito-no-radio-conquistense/

Hélio Gusmão entrevista o então Governador Lomanto Júnior
Hélio da Silva Gusmão nasceu na cidade de Poções (BA) no dia 27 de agosto de 1935. Foi o primeiro locutor de estúdio da Rádio Clube, a primeira emissora de rádio de Vitória da Conquista – em meados dos anos 50, o que lhe valeu o apelido de “Hélio Boquinha”, pois o seu começo foi de forma tímida e ele não tinha uma voz de “trombone” para ser locutor. Mas a sua inserção na Rádio valeu, também, a sua inserção na vida e no cotidiano de Vitória da Conquista, pois a Rádio, além de fazer história, fazia emergir a história da cidade e das pessoas. Era onde se realizavam os shows de calouros e de artistas da terra, peças teatrais e de grandes artistas brasileiros que por aqui passaram, como Luiz Gonzaga, Cauby Peixoto, Altemar Dutra, Waldick Soriano e Agnaldo Timóteo; onde se faziam as radionovelas, se concretizavam as campanhas políticas, dentre tantas outras “infiltrações”. Até 1976 foi locutor da emissora. Quando deixou o rádio passou a ser correspondente do “Jornal da Bahia”, que foi o primeiro jornal da capital a abrir um escritório em Conquista. Em março de 1979, com a instalação de um escritório do jornal “A Tarde” em Conquista, foi contratado como chefe de reportagem. Foi ainda editor do jornal local “Tribuna do Café”. Só para se ter uma ideia da popularidade de Hélio Gusmão, nas eleições municipais de 1978 ele foi eleito o vereador mais votado para a Câmara Municipal (a soma dos votos dos outros candidatos não chegou nem à metade dos dele). Mas Hélio preferiu continuar na Rádio até inicio dos anos 80, correlato ao seu trabalho de jornalista, sendo ele, também, o primeiro repórter da sucursal do Jornal “A Tarde” em Conquista. Ele foi ainda um dos maiores animadores de comícios da história política de Vitória da Conquista e, quiçá, o melhor radialista esportivo de todos os tempos. Hélio Gusmão foi, portanto, um mito no Rádio Conquistense, e sua trajetória traz marcas até hoje.

ETE exala mau cheiro que é sentido na Uesb e Bem -Querer

UESB e ETE ou PINICAITE ( pinicão mais laite) são separadas por apenas 1 quilometro e 200 metros. Técnicos garantem que o problema será sanado
ETE FOTO
A nova ETE – Estação de Tratamento de Esgoto de Vitória da Conquista é considerada uma das mais modernas do país. Em recente visita, o diretor regional da EMBASA, José Olímpio e a engenheira sanitarista Kelly Galvão fizeram explanação de como funciona a estação. Na área principal da ETE, está fixado um grande painel com o fluxograma, que facilita a compreensão de leigos que visitam o local. É intenção da EMBASA e receber professores, estudantes e membros da sociedade interessados em conhecer a engrenagem de todo sistema.
Avaldo BBNa UESB, que fica apenas 1.200 metros de distância da ETE, o mau cheiro pode ser sentido. “Realmente existe um cheiro forte que exala em frente ao módulo Luizão. É desagradável e incomoda muito”, afirmou Catarine Rocha estudante de biologia. O professor da UESB, Avaldo Soares Filho (foto), afirmou não sentir o mau cheiro. “Tenho ouvido algumas pessoas reclamarem e acredito que seja um problema esporádico,” relatou. Já a moradora do povoado do Bem Querer, Maria de Lourdes, que fica na mesma região, diz que após a vinda da estação para as proximidades da pequena vila os moradores começaram a sentir um forte odor. “O mau cheiro é constante sendo percebido principalmente no final do dia.” diz.
Segundo informações dos técnicos, o problema será sanado quando for iniciada a captação do gás metano e o funcionamento do secador de lodo. Após o completo processamento dos dejetos será produzido adubo orgânico para plantações. Muitos produtores já manifestaram interesse em adquirir o produto para suas lavouras. A EMBASA não tem previsão de funcionamento dos equipamentos que significarão a conclusão do projeto e solução para o mau cheiro que exala incomodando os moradores das cercanias

Mulher é estuprada na zona rural de Vitória da Conquista

Vítima teria sido abordada no início da manhã enquanto praticava atividades físicas.
zona ruralUma mulher de 25 anos foi estuprada na zona rural de Vitória da Conquista no início da manhã de domingo (06). De acordo com informações da polícia, a vítima, que não teve o nome divulgado, estaria praticando exercícios físicos no momento que foi abordada pelo criminoso que portava uma arma de fogo.
O criminoso teria dado uma coronhada na vítima e logo em seguida ela teria desmaiado. Momentos depois, ao recuperar a consciência, a mulher percebeu que estava distante do local onde foi abordada e que teria sido violentada sexualmente.
A vítima foi encaminhada para um hospital de Vitória da Conquista, onde recebeu atendimento médico. A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) já investiga o caso.

Primeiro prédio escolar público de Conquista foi o “Barão de Macaúbas”

Vitória da Conquista
 Taberna da História do Sertão Baiano

Escolas Reunidas Barão de Macaúbas (1933), cujo prédio fora demolido para dar lugar ao Fórum João Mangabeira
Em 1932, quando o então Interventor Federal, Tenente Juracy Magalhães, visitou Conquista, Francisco Bastos e Euclydes Dantas, por intermédio do Coronel Deraldo Mendes, então prefeito de Conquista, pleitearam, junto ao Interventor da Bahia, a criação e funcionamento de uma Escola Normal.
No dia 23 de abril de 1933 foi colocada a pedra fundamental para a construção do prédio escolar “Barão de Macaúbas” na “Praça Alegre” (atual Estevão Santos), conforme notícia publicada no jornal “O Combate”. Na edição nº 21, de 22 de janeiro de 1936 do mesmo jornal, o prédio foi inaugurado no dia 18 de janeiro de 1936, com a instalação das “Escolas Reunidas”. Era prefeito na época Arlindo Rodrigues. Nele funcionavam as escolas públicas estaduais. A Escola Normal não chegou a funcionar neste prédio. Com a inauguração do IEED, estas “Escolas Reunidas” passaram para este estabelecimento. O histórico prédio “Barão de Macaúbas” foi demolido para a construção do edifício que abriga o fórum João Mangabeira.
Trata-se, portanto, do primeiro prédio escolar público de Vitória da Conquis

domingo, 11 de agosto de 2013

Seleção de Conquista estréia no Intermunicipal

Intermunicipal 2013Começa neste domingo (11), a maior competição esportiva do nordeste brasileiro. O Torneio Intermunicipal de Futebol é patrocinado pela FBF e envolve cidades dos quatro cantos do Estado da Bahia. Na cidade de Itapetinga, no Estádio Primavera, a Seleção de Vitória da Conquista estréia no certame enfrentando a Seleção de Firmino Alves.
A seleção mongoió, treinada pelo professor Marivaldo Miranda, realizou recentemente dois amistosos contra o Bode.  No primeiro amistoso, o time reserva do ECPP,  venceu a seleção pelo placar de 2×0. Na última 6ª feira (9), desta vez contra o time principal comandado pelo treinador Bira Veiga, a seleção amadora perdeu pelo placar de 3×0. Os dois teste serviram para uma segura avaliação do treinador para estréia deste domingo às 15 horas em Itapeinga. Carlos, Caculé, Henrique, João Daniel e Mateus, Isaias, Igor, Wendel, Rafael Choquito, Léo e Gugu, deve ser o time.
A Rádio Clube FM (95,9) estará transmitindo o jogo a partir das 14h30. Narração de Márcio Magalhães, comentários de Neto Comander e reportagem de Elias José.

Situação tensa no Presídio Nilton Gonçalves

CAESG e Corpo de Bombeiros precisaram ser acionados.
Presidio-Nilton-GonçalvesEm contato com nossa redação, parentes de presos que estão detidos no Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista informaram sobre a situação tensa no local. Detentos iniciaram um motim e chegaram a atear fogo em colchões. Do lado de fora do presídio também foi possível ouvir o barulho de explosões. A revolta teria sido provocada devido ao cancelamento de visitação do Dia dos Pais.
O corpo de bombeiros foi acionado para controlar o fogo. Neste momento uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/ Sudoeste), antiga CAESG está dentro do presídio. Ainda não há maiores informações em relação ao motivo pelo qual a Companhia foi acionada.
A situação é complicada no Nilton Gonçalves desde a manhã de ontem, quando um explosivo foi encontrado por um agente em posse de um dos presos. Isso teria motivado uma revista geral nas celas, que resultou na apreensão de mais de cem papelotes de maconha e crack, mais de  celulares e outros materiais. O Blog da Resenha Geral volta com mais informações sobre o assunto ao longo do dia.

Mãe de Daniela Mercury é contra relacionamento gay da filha

Daniela MercuryDona Liliana, mãe da cantora Daniela Mercury, afirmou, segundo a colunista Fabíola Reipert, que não gostou da atitude da filha em ter assumido sua relação homossexual com a jornalista Malu Verçosa.

Segundo ela, que é vice-reitora de uma universidade católica de Salvador, o ato publicado pela filha foi desnecessário.
Segundo a colunista, somente os filhos apoiaram a decisão de Daniela. Outros familiares também foram contra.
O filho mais velho da cantora, Gabriel, de 26 anos, não comentou o fato, mas já havia demonstrado seu apoio à união homoafetiva em outras ocasiões. “Que coisa bonita, acabei de ver um casal gay (homens) passando na rua de mãos dadas aqui em Sampa. Que a nossa Salvador acorde em 2013 menos preconceituosa. Já disse Milton “Toda forma de amor vale a pena...’”, escreveu em sua página no Facebook em dezembro de 2012.
Ela ainda é mãe de Giovanna, de 25 anos e de Ana Isabel, de 3. Com o ex-marido, o italiano Marco Scabia, ela ainda tem a guarda de outras duas meninas, de 11 e 14 anos.
De acordo com o site EGO, o pai da cantora, Antônio, não quis comentar o assunto, mas afirmou que já foi apresentado à nova nora. “Por favor, infelizmente não posso dizer absolutamente nada, não posso dar declarações”, disse ele pelo telefone ao site de fofocas.
Curta-nos no Facebook
Justificando seu casamento com a jornalista, Daniela disse que “é uma postura afirmativa da minha liberdade e uma forma de mostrar minha visão de mundo”.
Ela aproveitou a repercussão do caso e se manifestou contra o pastor e deputado Marco Feliciano como presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. “Numa época em que temos um Feliciano desrespeitando os direitos humanos, grito o meu amor aos sete ventos. Quem sabe haja ainda alguma lucidez no Congresso Brasileiro!”, declarou.

Daniela Mercury nasceu homossexual?

Open in new window 
A postagem começa citando o relacionamento gay de Daniela Mercury assumido publicamente nas redes sociais. “O que achei muito interessante (e por isso meu agradecimento no título do post) foi que Daniela, sem querer, mostrou que homossexualismo não é predeterminação genética, mas opção de comportamento”, justifica. Ele acrescenta a informação de que Daniela já foi casada durante 15 anos com duas pessoas do sexo masculino.

“A questão é: Se Daniela Mercury nasceu homossexual, por que insistiu tanto na heterossexualidade, vivendo durante 15 anos com homens? Teria ela agido contra a própria natureza, violentando seus desejos homossexuais e submetendo-se a uma união infeliz? Certamente não”, o pastor questiona.

Na sequência ele apresenta o ponto de vista bíblico sobre homossexualidade. “A natureza caída potencializa o ser humano à prática pecaminosa sexual”, diz Ageu. “Aliás, do ponto de vista bíblico, é mais que escolha. É condenação, por consequência do afastamento de Deus”, escreve citando o livro de Romanos (Rm 1:26-27).
“A natureza caída nos tornará propensos a determinados pecados, mas nem por isso devemos nos render a eles. A comunhão com Deus nos liberta destas propensões e nos dá uma vida de castidade e santificação”, ele explica na sequência.

O pastor Ageu Magalhães finaliza apresentando a visão cristã sobre a santidade através de um ponto de vista bíblico. Para isso, ele acrescenta vários versículos na conclusão do artigo em seu blog. Trechos bíblicos como no capítulo seis de Romanos e nos livros de Colossenses, Tessalonicenses, 1 Coríntios e 1 João.

Confira a íntegra do texto abaixo:

Daniela Mercury, obrigado...

Na semana passada a cantora Daniela Mercury atraiu a atenção da imprensa, que é, digamos, bem simpática ao homossexualismo, ao publicar fotos de seu namoro com uma mulher. O que achei muito interessante (e por isso meu agradecimento no título do post) foi que Daniela, sem querer, mostrou que homossexualismo não é predeterminação genética, mas opção de comportamento. Explico melhor: Daniela casou-se aos 19 anos de idade com um homem e, com ele, teve dois filhos. Ficou casada com este homem durante 12 anos. Tempos depois, casou-se com outro homem, nove anos mais novo que ela, com quem ficou casada por 3 anos.

Open in new window 

A questão é: Se Daniela Mercury nasceu homossexual, por que insistiu tanto na heterossexualidade, vivendo durante 15 anos com homens? Teria ela agido contra a própria natureza, violentando seus desejos homossexuais e submetendo-se a uma união infeliz? Certamente não.

Quando olhamos para o homossexualismo do ponto de vista bíblico entendemos melhor o que acontece. Homossexualismo é prática pecaminosa. E para aderir a uma prática pecaminosa, não é necessário ter propensão genética. Basta ter propensão ao pecado. E isso todo o ser humano tem! De modo que é completamente possível a um heterossexual ter práticas homossexuais e, a um homossexual ter práticas heterossexuais. A natureza caída potencializa o ser humano à prática pecaminosa sexual. Daniela Mercury é um exemplo claro disso.

O anúncio de Daniela coincide com o lançamento do livro do psiquiatra Flávio Gikovate "Sexualidade Sem Fronteiras". Gikovate não é cristão e não advoga os padrões morais bíblicos, todavia, o bom senso o leva a algumas perspectivas. Ele diz em uma entrevista que, no futuro, "as pessoas não precisarão mais se definir como portadoras de uma orientação sexual definitiva, que nunca muda ao longo da vida. A derrubada do muro permite aos habitantes de um lado migrar para o outro - e vice-versa - quantas vezes isso lhes parecer razoável e adequado".

É claro que a perspectiva deste psiquiatra é totalmente pecaminosa, mas concorda com ponto que estamos defendendo: Homossexualismo é escolha. Aliás, do ponto de vista bíblico, é mais que escolha. É condenação, por consequência do afastamento de Deus. Em Romanos 1.26,27 nós lemos: "Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro." Pessoas distantes de Deus terão propensão maior a uma vida pecaminosa, tanto na área sexual quanto em qualquer outra.

Mas, e aqueles indivíduos que nascem com certa propensão ao homossexualismo? Meninos com preferências mais femininas e meninas com jeito masculinizado? A resposta é que propensão ao pecado, todos nós temos. O fato de um garoto nascer com uma propensão maior à mentira, não o justifica para ser um mentiroso. Uma garota que nasça com propensão maior à violência, não a torna, automaticamente, uma assassina. A natureza caída nos tornará propensos a determinados pecados, mas nem por isso devemos nos render a eles. A comunhão com Deus nos liberta destas propensões e nos dá uma vida de castidade e santificação. Neste sentido, veja abaixo alguns versículos libertadores:

"Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça. Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça." Romanos 6.12-14

"Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação." Romanos 6.17-19

"Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória. Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]. Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas. Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou..." Colossenses 3.1-11

"Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. Dessarte, quem rejeita estas coisas não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo." 1 Tessalonicenses 4.3-8

"Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus." 1 Coríntios 6.9-11

"Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo." 1 Coríntios 6.18-20

"Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro." 1 João 2.1,2