sábado, 10 de agosto de 2013

Fim dos Tempos – É realizado o 1º Encontro de Evangélicos Maçons no Rio

Fim dos Tempos mesmo! Navegando pelo blog do meu irmão em Cristo Paulo Teixeira, Holofote, encontrei uma noticia em vários ‘evangélicos’ estiveram participando de um Encontro de Maçons Evangélicos.
Esse encontro foi organizado pelo Grande Oriente do Rio de Janeiro, no dia 03 de agosto, no Hotel Guanabara, a noticia originalmente foi postada no site maçon “Grande Oriente do Estado de Goiás”.
Esteve presente a este evento o deputado federal João Campos, que é um dos líderes da Frente Evangélica na Câmara dos Deputados, e é membro da Igreja Assembléia de Deus de Goiás. Também este neste evento outro deputado assembleiano, dessa vez o Deputado Estadual Daniel Messa.
O que será que esta acontecendo com as lideranças evangélicas? Com os evangélicos no geral se aliando a uma seita?
Leia a reportagem abaixo a integra
NOTÍCIAS DO GOEG
1º ENCONTRO DE EVANGÉLICOS MAÇONS
NO ORIENTE DO RIO DE JANEIRO

Com mais de 60 irmãos, foi iniciado no dia 03 de agosto, no Hotel Guanabara, Rio de Janeiro, o Movimento de Integração dos Evangélicos Maçons. O desejo dos Irmãos evangélicos é uma prática maçônica muito harmoniosa.
Diversos testemunhos foram dados, quando todos em comunhão, entoaram o hino que muito demonstra sobre a Ordem, intitulado “Somos Um Pelos Laços do Amor”.
O Irmão Pastor Lindemberg Mendes Viana, da Loja Estrela do Rio Comprido – GOB/RJ dirigiu o culto, e o Irmão Klaus Fins orientou a reunião, na qual foram traçadas metas e objetivos. Ao final todos se confraternizaram em almoço no próprio hotel.
O Grão-Mestre Barbosa Nunes tem recebido no exercício da função, considerações especiais dos evangélicos, muitos integrantes de nossa Potência.
O Deputado Federal João Campos e o Deputado Estadual Daniel Messac, líderes evangélicos e políticos respeitados, pela história de dedicação e honestidade de cada um, tem sido amigos do Grande Oriente do Estado de Goiás e nos visitando várias vezes, identificados há longo tempo com as nossas propostas de combate ao uso de drogas, inclusive o Grão-Mestre participou recentemente de um seminário coordenado pelo Deputado João Campos.
Quanto ao Deputado Daniel Messac, este foi o autor da propositura da sessão realizada dia 29 de agosto em comemoração ao Dia do Maçom e concedendo Comendas Pedro Ludovico Teixeira a vários Irmãos, pelo que o Grande Oriente do Estado de Goiás é muito agradecido aos evangélicos Deputados Federal e Estadual, João Campos e Daniel Messac.
Fonte: Grande Oriente do Estado de Goias – Via: Holofote
Atenção: Assista ao Documentário Completohttp://www.padom.com.br/documentario-maconaria-trevas-ou-luz-assista-online/, onde você verá relato de ex-maçons e que vai trazer uma pancada esmagadora no ensino de que o cristianismo e a Maçonaria são compatíveis.http://www.padom.com.br/documentario-maconaria-trevas-ou-luz-assista-online/

Marido flagra padre fazendo sexo com a mulher em igreja

102_412-blogpadre
O padre José Antonio Boitrón Solano foi flagrado em sua cama na igreja Medalha Milagrosa, em Trujillo (Peru), com a faxineira Teolinda Amaya Altamirano, que trabalhava na paróquia. A relação sexual foi gravada e exibida na TV peruana. As imagens foram feitas pelo marido de Teolinda, que está grávida de 4 meses. O filho seria do padre.
“Fizeram uma armadilha para mim”, defendeu-se o religioso ao marido traído.
“Eu reconheço que errei, fique calmo”, acrescentou.
Teolinda disse que José Antonio a forçava a ter relações sexuais com ele. O padre ainda celebra missas na igreja, segundo a imprensa local.
Globo / Portal Padom

Governo israelense financia construção do Templo

Governo-israelense-financia-construção-do-Templo-de-salomãoO Estado de Israel tem financiado uma importante quantidade de dinheiro para organizações sem fins lucrativo, cujo principal objetivo é construir o Terceiro Templo, uma nova versão do Templo de Salomão, no espaço hoje conhecido como  o Monte do Templo, terceiro lugar mais sagrado para o Islã.
De acordo com um relatório publicando no ultimo domingo pela Rádio do Exército, somente no ano passado o Ministério da Educação e Ministério da Cultura e do Desporto, destinaram mais de 400 mil shekels (cerca de 84 mil euros) a uma organização conhecida como “El Instituto del Templo” (O Instituto do Templo).
“O Instituto se dedica em todos os aspectos do mandamento bíblico para a construção do Santo Templo de Deus, no monte Moriá, situado pela tradição rabínica, no Monte do Templo ou Explanada das Mesquitas, em Jerusalém”, disse o grupo em seu web site.
“Em curto prazo, nosso objeto é reacender a chama do Templo Sagrado nos corações da humanidade através da educação. Em longo prazo, nosso objetivo é fazer tudo o que esta dentro de nossa limitada capacidade para encorajar a construção do Templo Sagrado em nosso tempo.”, acrescenta.
Em seu site (http://www.templeinstitute.org/) pode ser visto com relativa facilidade os planos do projeto para o novo templo em fotografias reais sobre a Cúpula da Rocha. Nos planos são apagadas também a Mesquita de Al Aqsa.
Além disso, segundo a Rádio do Exercito, as autoridades teriam permitido as mulheres prestar o Serviço Social Substituto nesta organização trabalhando sem remuneração como guias para visitas turísticas no Muro das Lamentações, o único remanescente do antigo Templo de Salomão e a Explanada das Mesquitas. Essas mulheres também visitam escolas e creches infantis em todo o país para dar palestras sobre os programas educacionais do instituto. - cbn
Portal Padom

Quanto o mundo gasta em armas e guerras?

investimento-guerras-mundo-dinheiroO gasto mundial anual em guerra ou em preparação de conflitos beira a faixa de 1,8 bilhões de dólares, sendo os EUA o país que mais gasta, apesar de reduzir o seu orçamento militar.
Segundo os últimos dados, o gasto militar dos EUA alcançou em 2012 a faixa de 682 milhões de dólares (ou seja 39% do gasto mundial) e isso apesar da redução de seu orçamento de defesa em cerca de 40 milhões de dólares.
O Instituto Internacional para a Investigação da Paz de Estocolmo (SIPRI), dedicado a investigação de conflitos, controle de armas, desarmamento, em seu ultimo anuário mostra uma lista de países com mais gastos militar em 2012.
Em segundo lugar logo após os EUA, apesar de uma distância significativa, e ocupado pela China (166 milhões), seguido pela Rússia (90.700 milhões), Reino Unido (60.800 milhões) e o Japão (59.300 milhões). O sexto na lista é a França (58.900) e depois inclui a Arábia Saudita, Índia, Alemanha e Itália.
O Brasil, Coreia do Sul, Austrália, Canadá e Turquia, completam o “Top 15″.
Segundo o relatório, o gasto mundial totalizou em 1,75 bilhões de dólares em 2012, diminuindo 0,5% em termos reais desde 2011. Esta queda, é a primeira desde 1998, foi devido aos significativos cortes causado pela crise econômica que ocorreram nos EUA e na Europa, onde 18 dos 31 países da União Europeia ou da OTAN reduziram o gasto militar em mais de 10%, assim como a Austrália, Canadá e Japão.
Em relação ao armamento nuclear, de acordo com o instituo SIPRI, no mundo existem cerca de 8.400 ogivas nucleares, dos quais 2 mil podem ser implementados imediatamente  - rt

Ladrão de moto sofre acidente após roubar veículo em Vitória da Conquista

Ele está sob custódia policial no hospital.  No local do acidente, a polícia encontrou uma arma de brinquedo.
moto-roubadaUm jovem de 18 anos está internado no hospital sob custódia policial após roubar uma motocicleta em Vitória da Conquista. Segundo a polícia, Orlando Moraes Silva e outro comparsa levaram a motocicleta na Avenida Alagoas, bairro Brasil, por volta das 21h de ontem (09).
Minutos depois do roubo, a polícia foi acionada por causa de um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta na Rua São Roque. Ao chegar ao local, a polícia constatou que se tratava da moto roubada. Um dos bandidos fugiu e Orlando Silva foi socorrido pelo SAMU 192.
Segundo testemunhas, os jovens perderam o controle da motocicleta ao entrar em uma curva e se chocaram contra uma casa. A polícia encontrou no local ainda uma arma de brinquedo. Após ser liberado do hospital, Orlando Silva será apresentado na delegacia.
Foto: Site Blitz Conquista

Adutora do Catolé: 11 km de tubulação colocados


Adutora-em-ConstruçãoOrçada em 33 milhões, a adutora que transportará água do Rio Catolé para a barragem de Água Fria II está com 11 km de tubulação instalados. A instalação representa mais de 50% da obra, que precisará implantar 15,3 km para chegar até a barragem.
A obra emergencial começou a ser construída em junho deste ano. A previsão da Embasa é de que a obra seja entregue anda no mês de dezembro de 2013. Com a obra em funcionamento, segundo a empresa, o racionamento que vigora em Vitória da Conquista deve ser suspenso.
Segundo entrevista do gerente do escritório local da Embasa Álvaro Aguiar à TV Sudoeste nesta semana, a adutora deve suprir a necessidade de água no município pelos próximos cinco anos, tempo de construção da Barragem do Catolé, que retirará água do mesmo rio e deverá ser construída no ano que vem.

Melhores filmes Faroeste -

Na história do cinema, que marcaram história, vamos aqui destacar alguns atores e filmes pra os amantes do Bang bang no faroeste Americano. Existem personagens de Bang bang que marcaram como: Ringo cujo intérprete era o ator Giulliano Gema--- Sartana interpretado por Gianni Garko --- Django interpretado por Anthony Steffen e Trinity interpretado po Terence Hill.
Tem também o ator Clint Eastwood, ele fazia algum personagem assim como esses aí em cima? Se fazia como era o nome?
 Clint Eastwood interpreta três dos grandes personagens na história do cinema no estilo faroeste na trilogia dirigida por Sérgio Leone:
Por Um Punhado de Dólares (Joe)
Por Uns Dólares a Mais (Monco)
Três Homens em Conflito (Blondie)
 Velho oeste, Oeste selvagem ou faroeste (em inglês: old west, wild west ou far west), são os termos com que se denomina popularmente o período e episódios históricos que tiveram lugar no século XIX (principalmente entre os anos de 1860 a 1890) durante a expansão da fronteira dos Estados Unidos para a costa do Oceano Pacífico. Embora a colonização do território tenha começado no século XVI com a chegada dos europeus, o objetivo de alcançar a costa oeste deveu-se principalmente à iniciativa governamental do presidente Thomas Jefferson, depois da Compra da Luisiana em 1803. A expansão da fronteira foi considerada como uma oportunidade de riqueza e progresso.

Melhores filmes segundo os espectadores


Três Homens em Conflito

Dança com Lobos
Butch Cassidy

Butch Cassidy 

 Os dez melhores faroestes de todos os tempos

CINEMA

Da Agência JBOn News Gênero americano por excelência, o bangue-bangue evoluiu com a arte cinematográfica, fazendo muitas obras-primas.
1 — Três homens em conflito. Clint Eastwood, o bom, Lee Van Cleef, o mau, e Eli Wallach, o feio, trielam nesta produção italiana de 1966, de Sergio Leone, com trilha de Ennio Morricone. Ambientado na guerra civil americana (com sutis referências ao Vietnã), o filme é bom do início ao fim.
2 — Matar ou morrer. O segundo melhor faroeste do cinema tem uma trama que se passa no tempo exato em que se desenrola o filme. Oscar de montagem.
3 — Era uma vez no Oeste. Outro de Leone, consagrou seu estilo refinado e ao mesmo tempo popular: há closes, mas também tomadas panorâmicas longas.
4 — Os imperdoáveis. Clássico instantâneo, este faroeste ganhou o Oscar de melhor filme, em 1992, e levou ainda o prêmio de diretor, para Clint Eastwood.
5 — Meu ódio será sua herança. Produção de 1969, dirigida por Sam Peckinpah. A violência explode na tela em câmera lenta, inaugurando nova estética.
6 — Os brutos também amam. Faroeste psicológico que elevou à condição de mito o atormentado pistoleiro Shane. Recebeu seis indicações ao Oscar em 1953.
7 — Um homem chamado cavalo. Um filme no qual a cultura indígena é mostrada em toda sua riqueza e complexidade. A cena do ritual sioux é perturbadora.
8 — Django. Produção italiana que mostra um misterioso pistoleiro arrastando um caixão atrás de si. Violento, denso, sombrio, este filme parece cada vez melhor.
9 — Rastros de ódio. Sob a batuta de John Ford, uma caçada feroz aos índios comanches, em locações no Monument Valley. Era o filme favorito de John Wayne.
10 — Dias de ira. Veterano pistoleiro ensina a arte de atirar a jovem discípulo. Um fabuloso faroeste estrelado por Giuliano Gemma. Ícone do gênero.


Sabendo usar, não vai faltar!

Por Wolmar Carregozi
MACA HOSPITAL BTodos os dias testemunhamos através dos noticiários de todo o país, a peregrinação da população à procura de atendimento médico, seja em nível ambulatorial ou na rede de atendimento de urgência: os prontos-socorros. As pessoas se deparam com filas homéricas e o mau humor do pessoal que atende: agentes de portaria, recepcionistas, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos.
O sistema de saúde brasileiro necessita, urgentemente, de uma atuação mais efetiva das autoridades investidas na responsabilidade de fazer com que o SUS cumpra as metas para o que foi criado.
A verdade é que, tudo acontece devido a um comportamento adotado pelos políticos que entrava toda a assistência médica e a torna dificultosa ou até mesmo inacessível a quem realmente necessita.
O resultado disso são os inúmeros óbitos que ocorrem a cada dia; vidas preciosas são perdidas devido à superlotação dos hospitais da rede pública, que tira a oportunidade de pessoas, com casos solúveis, de serem tratadas em tempo hábil e com a dignidade e respeito que merecem.
Tudo começa mais ou menos assim: os postos de saúde municipais fazem o atendimento ambulatorial, ou seja, aqueles casos que podem ser resolvidos sem correria, envolvendo exame clínico, exame físico, pedidos de exames laboratoriais, exames complementares (raios x, ultrassonografia, tomografia computadorizada, eletrocardiograma, etc.).
Nesta modalidade de atendimento há uma maior interatividade entre o médico e o paciente devido às condições de intimidade que o consultório médico oferece, deixando tanto o profissional quanto o paciente mais à vontade. Existe uma ficha em que consta todo o histórico médico do paciente, o que vem a facilitar a evolução do seu caso numa consulta posterior.
Neste contato é detectada, muitas vezes, a necessidade de se fazer um encaminhamento a um especialista de outra área, com um posterior retorno para acompanhamento do caso até o seu desfecho. Assim,  se estabelece uma cumplicidade produtiva.
O atendimento feito no pronto-socorro é mais impessoal e objetivo. Em muitos casos, o paciente está numa situação crítica, com dor, febre, falta de ar ou até mesmo inconsciente. A consulta, muitas vezes, é feita na presença de outras pessoas (pacientes, técnicos de enfermagem, enfermeiras, acompanhantes de outros pacientes, etc.). Há necessidade de se fazer uma assistência mais efetiva, sem muitas perguntas e focar a atenção na sua patologia básica. Isto, muitas vezes é interpretado pelo paciente como falta de atenção, ou mesmo descaso.
Também não há uma ficha com o histórico do paciente, o que impossibilita a existência de qualquer vínculo entre médico e paciente além da consulta ocasional. Assim, após passar pelo pronto-socorro, o paciente deverá retornar ao ambulatório para que seja dada sequência ao seu tratamento.
Apesar de os dois serviços terem suas características bem definidas, a população não faz distinção e acha que o importante é chegar até o médico, não importando que as suas funções sejam diferentes.
O fato de as pessoas não saberem a diferença entre os serviços ocorre por culpa, também, dos políticos que não fazem campanhas para ensinar ao povo a usar o sistema de saúde corretamente e com responsabilidade. Sabemos que após campanhas educativas conseguimos, por exemplo, reduzir o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas.
O sexo seguro, usando preservativos, só veio depois de uma conscientização geral. Mais recentemente, temos o combate à dengue que está sendo mais produtivo devido à participação de uma população consciente e em estado de alerta, também em decorrência da publicidade.
No caso em questão, o resultado é que para ser atendido no posto de saúde é necessário tirar ficha de madrugada. Por que não fazer um agendamento durante todo o horário de funcionamento do posto? Facilitaria, em muito, a vida das pessoas. Como no pronto-socorro a ficha é feita na hora, entre ter que pernoitar numa fila de posto é muito mais cômodo ir ao pronto-socorro.
Só os políticos não conseguem enxergar esta situação. Assim, os gripados querendo atestado médico vão sendo atendidos e os infartados vão aguardando na fila do seu iminente atestado de óbito.
Todo ser humano tem um limiar de tolerância. A paciência, o sorriso nos lábios, a simpatia, a empatia, a boa vontade e altruísmo que são os requisitos básicos para se trabalhar na saúde seriam constantes num serviço humanizado, tanto para pacientes como para os profissionais da saúde.
Mas, como ser cortês e gentil, quando um indivíduo mal educado, aos berros exige atendimento urgente para a sua namorada que está “morrendo” de cólica menstrual quando os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem estão ocupados com uma parada cardio-respiratória? Não que a moça não mereça atenção, porém, neste caso, a prioridade é, evidentemente, outra.
O problema é que brutamontes, “barraqueiros” e adeptos da antipática “carteirada”(geralmente acompanhada pela hedionda frase: “sabe com quem está falando?”), são protegidos por um sistema que tem medo de perder os seus votos. Quando são contrariados, ligam para um amigo, que liga para outro amigo, que liga para o hospital e pede uma prioridade para eles.
O problema da superlotação nos hospitais poderia terminar hoje mesmo, se os políticos dessem autonomia para que o sistema de saúde funcionasse soberano, fazendo bem o que ele é capaz de fazer. Que tal autorizar os prontos-socorros a atenderem somente a casos de extrema necessidade (e isso implicaria em pedir à clientela sem gravidade que procurasse atendimento nos postos de saúde)?
Assim, ficariam nos prontos-socorros apenas os casos que, de fato, merecessem internação hospitalar ou UTI. Porém, para que isto seja implementado será necessário o funcionamento pleno dos postos de saúde, tanto no que se refere a material humano como também medicamentos, material de curativo, vacinas, etc.
Outra situação caótica poderia ser resolvida com o apoio da política:
hoje os pacientes que procuram os postos de saúde já chegam com o diagnóstico pronto, feito por ele mesmo, um amigo, parente ou vizinho. Pedem os exames laboratoriais e encaminhamentos segundo a sua própria vontade.
Se o médico começa a disciplinar por conta própria os seus pacientes, principalmente em cidades menores, não demora a receber um  telefonema do órgão a que é subordinado, pedindo para não desagradar à clientela (implicitamente fazendo referência ao risco de perda de votos nas próximas eleições). Se o médico insiste em seguir a sua consciência, é demitido (sob a alegação, é claro, de outras razões).
Muitos pacientes se queixam de que estão procurando o atendimento no pronto-socorro devido ao fato de nos postos dos seus bairros não ter médico. Esta é, contudo, uma deficiência que deve ser corrigida de maneira prioritária e urgente, pois, também é responsável pelo atendimento caótico à saúde que se instalou no país.
Os exames complementares oneram muito os cofres públicos. 70% dos exames pedidos vêm com resultado normal. Hoje, se o paciente pede para fazer uma endoscopia digestiva, o médico clínico do PSF ou do posto de saúde solicita.
Deveria haver uma determinação de se imputar a responsabilidade de pedidos de exame de maior especificidade aos especialistas. Desta forma, a endoscopia digestiva deveria ser solicitada apenas pelo gastroenterologista, a mamografia pelo mastologista, o eletroencefalograma pelo neurologista, etc. Isto geraria um melhor rastreamento dos casos de real necessidade.
É preciso, portanto, acabar com esta situação tácita, em que tudo funciona em função do voto. Se queremos consertar uma situação devemos atacar a raiz do problema e não adotar medidas paliativas, como a colocação de mais macas nos serviços de urgência ou a criação de novas enfermarias.
Se queremos educar nossos filhos da maneira correta, não diremos sempre sim a eles. Mais tarde, vendo o resultado positivo do poder da sua autoridade, ele reconhecerá que esteve errado e lhe será eternamente grato. Isto também se aplica à questão da saúde.
Devemos dizer não ao atendimento de casos menores no pronto-socorro para que não haja congestionamento e superlotação nos hospitais. Bastaria para isso criar um serviço de triagem feito por médicos e enfermeiros.
Em poucos dias, já se colheriam os frutos de um gerenciamento feito com atitude drástica e sem medo de perder votos. Muito pelo contrário, a própria natureza nos ensina que depois da poda, as árvores ficam mais viçosas e frutíferas.
Atualmente, basta que saiamos de nossas casas e nos dirijamos a um pronto-socorro que, dificilmente, deixaremos de ver uma pessoa gripada recebendo soro numa maca que poderia estar sendo ocupada por um caso muito mais grave e que, certamente, vai estar esperando na recepção.
Ao mesmo tempo, devemos oferecer alternativas seguras de atendimento ambulatorial na rede pública, não permitindo que haja falta de profissionais, assim como o suprimento efetivo de medicamentos na farmácia básica. Isto evitaria o argumento frequente dos pacientes que afirmam só terem procurado o hospital porque o posto de saúde está sem médico, ou só tira 16 fichas, ou está em reforma, ou já encerrou as atividades, etc.
Muitos pacientes procuram os hospitais para a realização de curativos de feridas infectadas. Curativos infectados devem ser feitos, exclusivamente, em postos de saúde, que por sua vez devem ter uma sala destinada só para este fim, com uma porta voltada para a rua, para que o paciente entre e saia de maneira rápida e sem contaminar o ambiente. Nos prontos-socorros só devem ser realizados curativos e suturas em feridas “frescas”, pois ainda não possuem secreção purulenta.
Medidas “cirúrgicas”, como as enumeradas aqui, melhorariam o quadro da saúde de maneira radical. Em pouco tempo a população sentiria a diferença para melhor. Simples, assim! O que falta é vontade e iniciativa política.
*Wolmar Carregozi é ginecologista, obstetra, clínico geral, socorrista e médico do trabalho. Atua em Vitória da Conquista e cidades da região sudoeste da Bahia, Itaguarana S/A- Indústria de Cimento (Nassau) e INB- Indústrias Nucleares do Brasil.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Homem morre após reagir a tentativa de assalto

arma-de-fogoUm homem foi morto por volta das 20h00 durante uma tentativa de assalto no Centro de Barra do Choça. Ronaldo Pereira Lima, de 36 anos, foi atingido por um tiro de arma de fogo na cabeça, após reagir a uma tentativa de assalto.
A vítima chegou a ser socorrida e encaminhada para o Hospital Municipal de Barra do Choça, mas não resistiu e morreu. Ronaldo trabalhava como mototaxista e também vendia cachorro-quente.
De acordo com testemunhas, o criminoso que aparentava ser um adolescente conseguiu fugir. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Final de semana de tempo fechado em Vitória da Conquista

Temperaturas despencam e mínima pode chegar até 13 graus.
tempo fechado em Vitória da ConquistaO final de semana começa nublado e com garoa em Vitória da Conquista. De acordo com a Agência Clima Tempo, durante toda a sexta-feira (09) o dia será nublado, com possibilidade de garoa a qualquer hora. Já no período da tarde o sol aparece e as nuvens diminuem. Noite com muita nebulosidade.
Apesar da temperatura chegar aos 13 graus no sábado (10) e ter períodos nublados, não deve garoar.
No domingo (11) o tempo melhora e o sol aparece entre nunvens, com mínima de 15 graus e máxima de 24.

No Cine Madrigal

Por Nando da Costa Lima

Nando C. LimaFica pra lá de onde se possa imaginar, é longe…, muito longe! É saudade…
-Eu estava matutando no passado de minha Conquista e acabei descobrindo que nósnunca tivemos um lugar fixo para ter saudade, cada geração teve seu ponto de encontro, e isto vem de muito tempo, desde o Gato Preto até a Praça do Gil. Teve um tempo que a grande onda da rapaziada da terra dos mongoiós era ficar sentado na curvinha do amor, ali aconteceram grandes flertes(paqueras). Todo “playboy” que se prezasse tinha que ficar pelo menos uma hora por dia plantado na curvinha do amor que nada mais era que uma das esquinas do Jardim das Borboletas (Hoje Tancredo Neves), onde Aurelino vendia o seu famoso acarajé. Este ponto teve vidacurta!.. Outro lugar que marcou época foi a alameda Ramiro Santos, não sei porque o pessoal achou de fazer dali uma passarela, era de segunda a sexta depois das seis horas. Muito sapato “Motinha” foi gasto subindo e descendo aquela alameda como se estivesse procurando alguma coisa…, o movimento acabava rápido como começava…, talvez até querendo alertar que a vida era bem mais que aquilo… Muito tempo depois o pessoal começou a frequentar a Praça do Gil, eu até falei na época que a pracinha lembrava uma adolescente provinciana pronta a se soltar ao primeiro acorde de um trio elétrico. Não sei porque a pracinha se apagou de uma hora para outra. Talvez devido ao crescimento da cidade.
Mas o que marcou mesmo toda minha geração foi a primeira sessão do Cine Madrigal. Segundo o Aurélio, Madrigal quer dizer “Galanteio”, e apesar de quase ninguém saber disso, o cinema era usado como um verdadeiro salão de galanteio, mas tudo na maior pureza do mundo! A gente passava a semana toda ensaiando a possível cantada que ia dar na “menina” na primeira sessão do Madrigal, era concorridíssima! O pessoal de sapato novo fazia questão de chegar mais cedo para sentar na primeira fileira e exibir o “cavalo de aço”com mais “naturalidade”. A mistura de perfumes impregnava o salão, ficava um cheiro enjoativo…, mas aos olhos do adolescente magrelo e desengonçado, tudo era lindo…! Principalmente naquele domingo que ele, depois de muito tempo criando coragem, conseguiu marcar um encontro com a menina que há meses vinha lhe tirando o sossego, estava nervosíssimo…, foi o primeiro a chegar, sentou-se na primeira fila e ficou esperando com o coração na mão…, ela chegou atrasada, o filme já tinha começado, imaginei que fosse por timidez!  Entrou tateando segurando a mão de uma amiga, por coincidência sentou-se ao meu lado, meu coração quase saiu pela boca, tava mais emocionado que vereador quando recebe abraço de governador. Pensando que ela estava me enxergando quase me manifestei…, só não o fiz porque antes da minha tentativa ela cutucou a amiga e falou confidencialmente: “Tomara que aquele magrelo cabeçudo não me encontre, se ele sentar perto de mim eu vou embora”. Saí despistando pra não ser notado, fiquei tão traumatizado que só fui arranjar uma namorada dois anos depois, e por obra do destino foi no Cine Madrigal…
Nando da Costa Lima

Em memória do Sr. Nivaldo Araújo

Prefeitura abandona UPA da Patagônia


UPA PATAGONIA BB
A UPA – Unidade de Pronto Atendimento, situada no Bairro Patagônia, foi abandonada pela Prefeitura de Vitória da Conquista.  Segundo informações  colhidas com os moradores, o contrato de  aluguel teria validade de três anos e meio. O prédio está em visível estado de abandono. Segundo O Conquista Popular, informativo da PMVC, a UPA do bairro,  deveria ser inaugurada no mês de fevereiro de 2010 e atenderia mais de 20 mil moradores.  R$2 milhões investidos segundo o próprio informativo. Consta no site do Ministério da Saúde a liberação dos recursos.
Dona Ana, que reside nas proximidades do prédio disse: ‘Seria muito bom um pronto socorro perto de nós, mas nunca foi aberto”. Hércules Silva, que também mora no bairro, declarou que há dois anos fizeram no local umas filmagens, tiraram fotos, fecharam à rua, numa grande movimentação e nunca mais o pessoal voltou. ’Estamos decepcionados, porque seria uma grande melhoria para a saúde no bairro”, lamentou.
No ano passado, no período eleitoral, a Prefeitura e o Governo da Bahia anunciaram a implantação de mais três UPAs na cidade. Os hospitais não atendem a demanda local e da região. As UPAs serviriam para desafogar o atendimento médico-hospitalar. Essas unidades são equipadas e permitem pequenos procedimentos cirúrgicos e outros atendimentos que só são feitos nas unidades hospitalares.

VITÓRIA DA CONQUISTA X TARIFA DE TRANSPORTE COLETIVOa sobre redução da tarifa do transporte coletivo

Apesar da pressão popular, Prefeitura de Conquista não se manifesta sobre redução da tarifa do transporte coletivo

ônibus112Apesar das manifestações cobrando melhorias no transporte coletivo de Vitória da Conquista, o valor da passagem continua o mesmo. Em várias cidades do país o preço foi reduzido, atendendo a demanda da população.
Durante os últimos dias o presidente do sindicato dos rodoviários da cidade, Carlos Fernandes, revelou que a prefeitura da cidade tem condições de reduzir o preço da tarifa do transporte público, de R$2,10 para R$2,00.
Recentemente o poder público municipal anunciou uma série de melhorias para o setor, mas esqueceu de se manifestar com relação ao valor da passagem, que foi reduzida em várias cidades do país após as grandes manifestações que tomaram conta dos municípios.
Na verdade, a prefeitura só fez anunciar as mesmas promessas feitas há dois anos, quando aconteceu em Conquista a ‘revolta do buzão’. Até agora nenhuma melhoria acontece de fato.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

VOLTE COMIGO AOS ANOS 70

Hits Brazil

Nos dias de hoje, onde uma banda lança uma música e, em questão de minutos, ela corre o mundo todo via Internet, é quase inconcebível que, há poucas décadas, as gravadoras sediadas no Brasil demoravam meses para lançarem músicas que estavam estourando no mercado internacional, tanto que os DJ’s das rádios precisavam ter contatos com quem viajasse constantemente para o exterior para ter acesso a tais músicas. Não era incomum que radialistas ou músicos apelassem para aquele amigo piloto da Varig para ter em mãos o mais recente lançamento de sua banda preferida e suprir a juventude de então, que embalada pela euforia do milagre econômico, procurava se identificar com um som mais moderno, mais “prafrentex”.
Em suma, havia uma demanda comercial por músicas “internacionais”, nem sempre atendida a contento pelas gravadoras que detinham os direitos de publicação aqui na Terra Brasilis. E tal demanda foi satisfeita em boa parte graças a nossa capacidade inerente de improvisar e adequar, nosso famoso “jeitinho”. Sim, nós mesmos começamos a produzir localmente músicas em inglês, vendidas como se, de fato, fossem legítimo artigo cultural importado. E não se limitavam a simples “covers” de bandas mundialmente consagradas, pois em diversos casos se compunha e gravava no idioma de Shakespeare, usando pseudônimos igualmente inspirados, e por vezes até se exportava o sucesso. Um misto de improviso, criatividade e cara de pau, já que os produtores e gravadoras procuravam ocultar do público que tais músicas eram compostas e cantadas por brasileiros, temendo que o encanto se quebrasse e o público não os consumisse. Esse movimento musical ficou posteriormente conhecido como “Hits Brasil”, movimento esse que é pouco lembrado quando se fala da história recente da nossa música popular, algo tão interessante e fascinante quanto movimentos como a Bossa Nova, Tropicália ou a Jovem Guarda, mas que não costuma ser tão levado a sério. Isso foi em parte sanado pelo lançamento ano passado do livro “Hits Brasil – Sucessos ‘Estrangeiros’ Made in Brazil”, de Fernando Carneiro de Campos. Pela leitura do livro, percebemos que o autor é um apaixonado pelo tema e um saudosista de mão cheia, e que não poupou esforços em coletar material ao longo dos últimos anos e de correr atrás de entrevistar os inúmeros protagonistas dessa fase divertida e pitoresca. O autor preferiu dividir o livro de tal forma que cada capítulo trata de uma banda ou artista específico, além de ser dividido em duas partes.

A Era de Ouro das Domingueiras

Na primeira parte Fernando Carneiro explora a história das bandas que fizeram sucesso nas “domingueiras” nos clubes paulistas, o verdadeiro embrião desse movimento. Nas “domingueiras”,  bandas locais tocavam os sucessos internacionais para a diversão da juventude, algo comum nos anos 60 e 70, mas que entrou em declínio no fim dos anos 70 e início dos 80, com a ascenção da Disco Music, seguido do “boom” do Rock Nacional. Nesses bons tempos, os principais clubes eram o Círculo Militar, o Esporte Clube Pinheiros e o Harmonia, mas haviam diversos desses clubes em São Paulo e em outras cidades do Estado. E adolescentes da classe média passaram a montar bandas para se apresentar nessas “domingueiras”, cantando covers de bandas badaladas de então: Beatles, Creedence, Animals, Kinks, The Who, em um longo etc.  Numa época na qual o idioma inglês estava longe de ser facilmente dominado pelos jovens, as bandas precisavam se equilibrar entre a mera repetição da pronúncia dos originais ou o bom e velho “embromation”, mesmo. Isso quando não tinham a sorte de ter como vocalista alguém com um mínimo de domínio do idioma. Por exemplo, há uma curiosa história sobre o Pholhas: seus integrantes admitiram que, no início, eles utilizavam um bizarro método para compor suas músicas, que consistia em usar frases soltas de um livro intitulado “inglês sem mestre”.
Essa primeira parte do livro pode ser um pouco confusa, dado a quantidade de personagens envolvidos. Formada por jovens que dividiam o tempo livre dos estudos para ensaiar e se apresentar, a maioria das bandas teve vida curta, já que muitos de seus componentes logo entravam em alguma faculdade e priorizavam a vida acadêmica. Algumas até ensaiavam voos mais longos, mas acabavam abortados por problemas entre os componentes, falta de maturidade ou orientação no meio profissional. Para os que frequentaram essas “domingueiras”, nomes como Watt 69, Código 90, Lee Jackson, Loupha, Pholhas, Memphis não deve soar estranho e certamente traz boas lembranças. Muitos chegaram a gravar discos, a maioria em inglês mesmo, e em alguns casos preenchiam a lacuna das gravadoras, lançando o cover de algum sucesso estrangeiro que tocava bem em rádios mas que a gravadora ainda não podia lançar o original, por um motivo ou outro. Há divertidas histórias de como os jovens, a maioria sem grande poder aquisitivo para adquirir os caríssimos equipamentos de ponta, conseguiam emular o som e os efeitos sonoros das gravações originais na base de improviso e de equipamentos caseiros, com destaque para os The Buttons, tanto que um de seus componentes era apelidado de “Professor Pardal”.

Oldies Goldies Made in Brazil

Na segunda parte do livro, o autor foca nos artistas do movimento que conseguiram dar um passo além ao serem gravados e se tornarem conhecidos nacionalmente, e em alguns casos, internacionalmente. Não duvido que, até hoje, haja quem jure de pés juntos que os nomes que citarei a seguir eram de consagrados artistas estrangeiros: Dave MacLean, Terry Winter, Paul Bryan, Light Reflections, Morris Albert,  e Patrick Dimon. Bem, Patrick Dimon é grego, mas acabou caindo de pára-quedas no movimento e se tornou praticamente um brasileiro, fazendo sucesso com “Pigeon Without a Dove”, inspirada na melodia da ópera “O Guarani”. No mais, os outros são pseudônimos de artistas brasileiros que gravaram diversos sucessos em inglês, aproveitando o modismo. Nos anos 70 e início dos anos 80, muitos desses cantores eram presença garantida em programas de auditório populares, como o Cassino do Chacrinha, o de Flávio Cavalcanti ou o  Clube do Bolinha, além de terem músicas em trilhas sonoras de novelas.O maior expoente do movimento foi o carioca Maurício Alberto Kaiserman, que adotou o pseudônimo de Morris Albert e se tornou mundialmente famoso pela música “Feelings”, uma balada romântica despretensiosa que se tornou um “standart” da música americana, recebendo inúmeras versões de artistas tão díspares quanto Nina Simone ou The Offspring, além de um processo por plágio (que o autor nega até hoje). Mesmo sem o alcance do colega Morris Albert, os demais conseguiram um sucesso no cenário pop brazuca, e quem tem por volta de 40 anos é quase certo já ter ouvido algumas de suas músicas, mesmo que casualmente. A banda Light Reflections ficou famoso por “Tell me a Once Again”, que nos anos 80 foi parodiada por Ney Matogrosso com a hilária “Calúnias”, mais conhecida pelo refrão “Telma eu Não Sou Gay”. José Carlos Gonzalez, ou Dave MacLean, era o cantor de “We Said Goodbye”, e Terry Winter, um descendente de ingleses que se chamava Thomas Willian Standen estourou com “Summer Holliday”, só para ficar nos exemplos mais notórios.
Como qualquer modismo musical, os ventos mudaram, e as domingueiras foram substituídas pelas discotecas, decretando o fim da época de ouro das bandas que lá tocavam. A Disco Music, o Rock Br e outras tendências  também tomaram o lugar das baladas românticas no espaço do dial. Ao fim do movimento, a maioria de seus expoentes acabou ainda trabalhando no meio musical, seja produzindo outros artistas ou servindo de banda de apoio. Muitas das bandas da época das domingueiras passou a se reunir para tocar em sessões nostálgicas. Uns poucos conseguiram ser bem sucedidos cantando em português, mesmo. Dudu França, que fez parte das bandas Colt 45 e Memphis, faria sucesso com o hit “Grilo na Cuca” e, após um período de sucesso na primeira metade dos anos 80, se dedicaria ao mercado de jingles. Um tal de Mark Davis, sucesso com “Don’t Let me Cry” e que vivia fugindo dos repórteres que queriam entrevistar aquela atração internacional, acaba se tornando galã de novela e cantor de músicas românticas em português, mas passa a usar o nome de Fábio Jr. Chrystian, que fez sucesso com “Lies” e “Don’t Say Goodbye”,  forma a dupla sertaneja Chrystian e Ralf.  E, claro, há quem ainda esteja na estrada até hoje. O próprio Morris Albert hoje vive na Itália, e seu último disco gravado, “Moods”, é de 2003. Como seu maior sucesso foi publicado nos EUA, os direitos sobre essa música lhe garantem uma boa grana, mesmo após ceder 25% dada a sentença do processo de plágio. Os Pholhas ainda fazem shows Brasil afora. O carismático grego naturalizado brasileiro Patrick Dimon ainda se apresenta em hotéis e cruzeiros na Grécia.
Para os curiosos com esse capítulo peculiar da música brasileira ou os saudosistas que querem matar a sede por informação sobre essa época, recomendemos que procurem as gravações dos artistas do movimento. Encontrar os discos originais é tarefa de colecionador, que precisa trocar tapas em sebos pra adquirir exemplares raros. Em CD é mais fácil encontrar tais músicas em coletâneas. No fim dos anos 80 a RGE e o SBT lançaram a coleção “Hits Brasil” em 4 volumes, e mais recentemente a Som Livre lançou uma coleção nos mesmos moldes, a “Hits Again”. E, obviamente, garimpando-se no Youtube, facilmente se encontra alguma música, além das que linkamos no decorrer do texto. Quanto ao livro, apesar de ser lançamento recente, você não o verá em livrarias reais ou virtuais, pois foi lançado pelo Clube dos Autores, que trabalha com  o curioso método de impressão por demanda. Ou seja, você solicita, eles imprimem e te enviam. Minha ressalva é que há alguns erros na impressão que denotam a falta de uma boa revisão, que eliminaria eventuais erros de digitação, frases ou palavras repetidas ou coisas do gênero, mas nada que prejudique a leitura, principalmente se você tem curiosidade sobre o tema.

Enhanced by Zemanta

Aproveite e dê uma olhadinha

 

 

Alerta sobre a mamografia

mamografiaA televisão americana mostra jovens que planejam fazer uma mamografia, mas estão sempre muito ocupadas. O narrador insiste que é preciso achar tempo necessário “porque a mamografia detecta tumores e salva vidas — até 91%”. Ao final do que parece ser um anúncio de saúde pública, o logotipo da General Eletric aparece na tela. A GE é uma das mais de vinte companhias que fabricam e vendem aparelhos de mamografia. O exame foi criado para confirmar ou descartar o diagnóstico médico. Entretanto, tornou-se uma máquina de fabricar dinheiro, usado em mulheres saudáveis que não apresentam qualquer sintoma de doença da mama.
Em 1975, eu trabalhava como vendedora de um fabricante de aparelhos de raios X, quando este introduziu seu primeiro mamógrafo. O gerente de marketing explicou as características do aparelho e recomendou que procurássemos vender uma unidade para cada hospital, clínica, obstetra ou clínico geral da região. Devíamos instruir os médicos a incentivar suas clientes a vir uma vez por ano para uma mamografia. Ele queria também que ensinássemos os médicos a calcular quantas pacientes precisavam radiografar por dia para amortizar o custo do aparelho.

Fiquei chocada e protestei, dizendo que a mamografia seria útil para quem tivesse algum sintoma de problema de mama, mas que a mulher sem sintomas não iria querer fazer exame periodicamente. E todo ano? Os médicos jamais recomendariam, devido às altas doses de radiação!

Mas eu estava errada. Os médicos não sabiam — ou não se importavam — com a quantidade de radiação que suas pacientes recebiam. As doses de radiação são depreciadas e tanto os médicos quanto os fabricantes de aparelhos de raios X e filmes insistem para que se faça o exame anualmente — em parte devido aos milhões de dólares envolvidos.

O nível de radiação absorvido pelo corpo a cada exame não é baixo. Os profissionais que executam os exames nem sempre são bem treinados. Às vezes, o equipamento não está bem instalado ou em boas condições e como, muitas vezes, a mamografia é interpretada incorretamente, falsos diagnósticos são comuns. A importância dada à mamografia nos últimos anos é prejudicial às mulheres: ela provoca uma falsa sensação de segurança (desde que faça anualmente a mamografia, que detecta o câncer antes que se espalhe, a mulher se julga a salvo) ou provoca medo de morrer (se não se submeter ao exame a cada ano). A classe médica promove o “diagnóstico precoce” mas não coloca muita ênfase na prevenção.

O que é uma mamografia?
A mamografia é uma radiografia especializada que mostra o contraste entre o tecido normal e tumores, que são mais densos e aparecem como sombras. Descobrir diferenças no tecido da mama é mais fácil do que discernir um contraste entre tecido e ossos. Infelizmente, é necessário usar uma dose maior de radiação para expor variações de tecido da mama do que para outras partes do corpo.

É preciso reconhecer o valor da mamografia, desde que executada por um radiologista competente, com equipamento em perfeitas condições, e se a chapa for revelada em câmara escura moderna com soluções frescas. O radiologista experiente, ao examinar uma radiografia bem tirada, geralmente pode dizer se a sombra representa um tumor canceroso. Para a mulher que apresenta sintomas físicos de câncer da mama, os benefícios da mamografia são maiores do que os riscos.

Radiação
Há alguns anos, meu médico sugeriu que fizesse uma mamografia como parte do exame físico de rotina. Disse-lhe que era radiação demais para alguém que não apresentava nódulos, sintomas ou histórico de câncer da mama na família. Quando ele disse que a dose de radiação era insignificante, perguntei qual a dose exata. Ele não tinha a mínima idéia. Um ano depois mudei de bairro e escolhi outro médico. Este não só sugeriu que fizesse uma mamografia, como tinha na sala de espera um grande aviso recomendando às mulheres que se submetessem anualmente a uma mamografia. Quando perguntei por que os médicos insistiam tanto para que mulheres perfeitamente saudáveis fizessem exame radiológico, ano após ano, ele citou as recomendações da ACS, American Cancer Society. Informou também que o médico que não aconselha suas pacientes a fazer o exame pode ser processado, caso a paciente desenvolva câncer da mama. Quando perguntei qual a dose de radiação, ele respondeu erroneamente: “menos do que em uma radiografia do pulmão”.

O fato é que a mamografia expõe a mulher a uma dose de radiação vinte a vinte e cinco vezes superior à radiografia pulmonar simples. A dose varia, dependendo do exame ser feito com um aparelho específico para mamografia ou com aparelho de raios X adaptado para mamografia. Também depende de outros fatores técnicos.

O órgão do corpo humano mais sensível aos efeitos cancerígenos da radiação é a mama”, diz o Dr. John McDougall, diretor clínico do Hospital Santa Helena, em Deer Park, Califórnia. É ainda mais sensível do que a medula óssea, o pulmão ou a tireóide.

Como o dano causado pela radiação é cumulativo, os exames feitos anualmente aumentam o risco de câncer da mama causado pela radiação absorvida.

Outros problemas
Além dos riscos decorrentes da radiação, existem outros problemas. Segundo o Dr. Charles Smart — diretor da Unidade de Diagnóstico Precoce do Instituto Nacional do Câncer — de 10% a 15% dos casos de câncer da mama não são detectados na mamografia.O número de resultados falsos-negativos variava de 11% a 25%, enquanto 30% dos tumores benignos eram detectados como malignos. Os erros só eram descobertos após a biópsia cirúrgica. Houve um aumento considerável do número de biópsias ocasionadas somente pelas mamografias — biópsias que, de outro modo, não seriam feitas. “Para cada biópsia que revela um caso de câncer, são feitas de 5 a 10 que se revelam normais”, escreve o Dr. McDougall. “Não devemos menosprezar os efeitos de ordem emocional e os custos de tantas biópsias negativas

Será que a mamografia pode salvar a vida?
O câncer da mama tem início quando uma célula sadia se torna maligna. O “tempo de duplicação” médio de uma célula cancerosa é de cem dias. Após cem dias, portanto, temos duas células; após duzentos, quatro células, e assim por diante. Após seis anos, a massa contém um milhão de células. O tumor tem o tamanho de uma ponta de lápis e não pode ser detectado nem por apalpação nem por mamografia. Após 10 anos, o tumor contém um bilhão de células e tem cerca de um centímetro de diâmetro — ele não aparece na mamografia. “É preciso admitir que a mamografia talvez não reduza o coeficiente de mortalidade da mulher, de qualquer idade, por maior que seja a decepção”, escreveu a Drª. M. Maureen Roberts, diretora do Projeto de Exame da Mama, de Edimburgo, Escócia, pouco antes de sua morte por câncer da mama, em 1989.

No entanto, como tantos outros médicos, o Dr. Sherwood Gorbach, professor de saúde comunitária em Boston, recomenda que se procure a detecção precoce sempre que possível: “Se diagnosticamos o câncer mais cedo, as chances de extirparmos um tumor, antes que ele se propague, são maiores.”

Não existe resposta simples para a detecção precoce do câncer da mama. Entretanto, não devemos permitir que questões envolvendo a mamografia distorçam a nossa visão, colocando a ênfase na detecção e não no lugar correto — na prevenção.
Se você tiver algum sintoma de câncer da mama — como nódulo, bico do seio invertido, inchaço com aparência de casca de laranja, ou se as veias superficiais em uma das mamas estiverem mais salientes do que na outra, procure o médico para um exame da mama. Ele, provavelmente, vai recomendar uma mamografia.

Procure um serviço com mamógrafo. Evite aparelhos de raios X que foram adaptados para mamografia.

Procure não marcar a mamografia para a semana antes da menstruação, quando os seios estão mais sensíveis. Durante as duas semanas antes do exame, evite cafeína — café, refrigerantes como Coca-Cola, chocolate, que podem tornar os seios doloridos e nodosos. O exame é um pouco incômodo, pois as mamas são comprimidas entre duas placas. Entretanto, não é dolorido — se doer, avise o radiologista imediatamente. Quando executado por um técnico qualificado, o exame não machuca. Não se mova durante a exposição — o técnico vai lhe pedir para prender a respiração. Qualquer movimento pode estragar a imagem e a radiografia terá que ser repetida.

Mulheres com menos de 30 anos, que apresentem algum problema da mama, podem fazer uma ultra-sonografia, em vez da mamografia. As mamas da mulher jovem são muito densas e a chapa nem sempre é suficientemente clara para fazer um diagnóstico.

Insista em levar a mamografia ou uma cópia, principalmente se for a primeira. Não corra o risco de que seja destruída ou extraviada.


Fonte: East-West Journal, 1991.  Diana Hunt é formada em tecnologia radiológica pela Universidade da Califórnia, UCLA, e durante 20 anos realizou exames radiológicos, inclusive mamografias.
É autora de um manual para compra de aparelhos radiológicos e acessórios.
Um caminho mais seguro para detectar
o câncer da mama

O exame de rotina para detectar o câncer da mama é a mamografia, um procedimento que inclui comprimir o seio entre duas placas e fazer uma imagem de raio-x. Entretanto, a mamografia apresenta diversas desvantagens graves. É extremamente imprecisa, principalmente na mulher jovem, pois pode levar a biópsias prejudicais e expor a mulher, desnecessariamente, à radiação que causa câncer.

O que fazer, então?
  • Faça regularmente um auto-exame e deixe periodicamente uma enfermeira ou um médico capacitados examiná-la. Para encontrar um câncer, esses exames são comprovadamente mais confiáveis do que a mamografia.
  • Procure um exame por ultra-som — é mais seguro mas não muito mais confiável do que a mamografia.
  • Opte por termografia, que mede a temperatura da pele, pois o câncer aquece a temperatura da pele adjacente a um tumor, principalmente devido ao maior fluxo de sangue e metabolismo aumentado.
    (Can. Med. Assoc.J,1963; 88: 68-70).
A termografia pode detectar um câncer de oito a dez anos antes da mamografia. Em um estudo foi detectado a metade dos casos precoces de câncer, enquanto a mamografia identificou apenas 10% dos casos. A precisão do teste é semelhante ou melhor do que os auto-exames.
(Thomassin L et al., Proceedings of the Third International Congress of Thermology, New York: Plenum Press, 1984: 575-9). (www.thechironclinic.co.uk)
"Haverá mais casos de câncer da mama
provocados pela mamografia, do que mulheres salvas
da morte pela descoberta precoce de lesões"
Dr. John Goffman

Veja também
www.preventcancer.com

Os Esportes Mais Estranhos


Para os mais radicais, sempre é hora de inovar quando se trata de esportes. As modalidades convencionais já não agradam todo mundo, pois muitos querem experimentar “emoções mais fortes” e nada melhor do que a pratica esportiva para garantir adrenalina pura.

  • Skyaking
Nessa versão o caiaque serve para a prática da canoagem no ar. Após um salto de 2.400 m o esportista “navega” pelo ar até o momento da abertura de seu paraquedas, é claro…



  • Zorbing
Esse esporte é radical mas ao mesmo tempo divertido. A ideia é rolar dentro de uma bola de ar, como se fosse um hamster , seja ladeira abaixo ou dentro da água. Nesse caso, muitos esportistas mirins se aventuram sem problema.




  • Uniciclismo
O uniciclo não é mais um instrumento unicamente usado por artistas circenses. A bicicleta deuma roda só transformou-se em esporte radical, utilizada por seus usuários para desceram ladeiras rochosas ou até mesmo praticarem corridas. Exige-se muita habilidade, uma vez que o brinquedinho não tem freios…


 
  • Corrida Do Queijo
Esse é provavelmente o esporte mais estranho dos últimos tempos. Uma multidão de pessoas aguarda a largada para correrem atrás de um queijo de 4 k que vai rolar ladeira abaixo. Ganha a prova quem ultrapassar a linha de chegada primeiro. Ah…e ganha o queijo também!



TPM é mito ou frescura?


Ok, vão dizer que essa pesquisa foi feita por homens, mas não (pasmem!).
A pesquisa realizada exclusivamente por psicólogas e psiquiatras da Universidade de Toronto, no Canadá, analisaram 41 estudos sobre TPM (tensão pré-menstrual) e mais dezenas de outros artigos sobre o assunto.

E pra variar não encontraram nenhuma prova concreta que relacione o mau humor feminino às mudanças hormonais que ocorrem dias antes da menstruação. No total, apenas 13,5% dos estudos apontavam a existência da TPM.
Alguns dos estudos até encontraram uma relação entre o mau humor e o ciclo menstrual, mas não era culpa exclusiva dos dias anteriores à menstruação, sendo que em outra fase do ciclo também havia provocado efeitos negativos no humor da mulher.

As pesquisadoras acreditam que a TPM seja apenas uma lenda.
Alguém aí concorda com isso? A minha TPM é bem real, tá…

Curiosidades Sobre a Microsoft

curiosidades-sobre-a-microsof
Trago lhes mais uma curiosidade sobre essa magnifica instituição, a empresa de tecnologia que mais investe em pesquisa e desenvolvimento no mundo.
Na lista tem cada coisa, que você nunca imaginou ! vale a pena parar 1 minutinho para saber mais sobre a Microsoft, sua história e curiosidades!
• A logomarca acima deu lugar à atual em 1987, motivando uma campanha entre os funcionários para manter o logo antigo. O desenho da letra “o” tinha o apelido de “blibett”.
• Há 30 anos, em 1975, o minicomputador Altair custava US$397. Sem monitor, HD ou nada parecido.
• Há 40 anos, em 1965, um drive 2311 custava o equivalente a US$ 2.057 por Mb. Em 1951, o custo de armazenagem era de US$300/Mb. Em 2003, caiu para US$ 0,005 – meio centavo de dólar.
• A Microsoft tem 640 mil parceiros em seu the Microsoft Partner Program.
• No ano fiscal de 2005, foram reservadas pela agência de viagens oficial da Microsoft mundial vôos percorrendo 937 milhões de milhas aéreas. Isso equivale a cinco viagens de ida e volta ao Sol ou 85 minutos de deslocamento à velocidade da luz.
• O empregado mais novo da Microsoft tem 18 anos; o mais velho, 74. Nos Estados Unidos, a idade média na empresa é de 36 anos, com 51% dos funcionários entre 30 e 39. Só dois têm menos de 20.
• Existem mais de 2 mil blogueiros entre os funcionários da empresa.
• Mais de 3 milhões de e-mails internos são trocados diariamente.
• Aproximadamente 42 milhões de latinhas de refrigerante foram consumidas pelos empregados da Microsoft desde 1978, quando a empresa inaugurou a tradição de oferecê-las de graça.
• As instalações da empresa ocupam 1.863.731 metros quadrados distribuídos em 464 imóveis, sendo 833.864 metros quadrados em edificações próprias.
• A Microsoft começou com dois funcionários: Bill Gates e Paul Allen. Hoje, emprega 59.947 pessoas em 80 países, sendo 38.336 nos Estados Unidos, onde 75% da equipe é do sexo masculino.
• O grupo de empregados com mais de 20 anos de casa, conhecido informalmente como 20-Year Club, conta atualmente com 71 integrantes, número que vem aumentando constantemente.
• A musiquinha de entrada do Windows foi criada pelo compositor Brian Eno. O pedido da agência requisitava um som “inspirador, universal, otimista, futurista, sentimental…” de 3,25 segundos. Eno testou 84 sons até chegar ao definitivo.

Exame para detectar Câncer e AIDS


Pesquisadores britânicos desenvolveram um novo exame, mais barato, que pode detectar diferentes vírus e também alguns tipos de câncer. Este exame pode ser até dez vezes mais barato.
O exame ainda está em fase de teste, onde revela a presença de vírus ou da doença e mesmo em quantidade pequeno no corpo é possível detectar, e seus resultados são a partir das cores. Um químico desenvolvido pelos cientistas muda de cor quando entra em contato com o sangue do paciente.

Se a doença ou o vírus estiver presente no sangue a cor em contato com o reagente químico será AZUL. Caso contrário o líquido ficará na cor VERMELHA.
Esta pesquisa (Imperial College de Londres) foi divulgada na revista especializada Nature Nanotechnology.
Molly Stevens, do Imperial College, disse à BBC que o novo método “deve ser usado quando a presença de uma molécula-alvo em uma concentração ultrabaixa possa melhorar o diagnóstico da doença” [...] Também pode ajudar no diagnóstico de pacientes infectados com o vírus HIV cujas cargas virais são baixas demais para serem detectadas com os métodos atuais”, acrescentou.

Os primeiros testes do novo exame mostraram a presença dos marcadores para HIV e câncer de próstata. No entanto, serão necessários testes mais amplos antes que o novo exame possa ser usado.
Fonte: BBC News

Origem do termo “Bode Expiatório”


O origem do termo “bode expiatório” surgiu no início da era Mosaica, há cerca de mil anos A.C.
O bode é realmente um bode ( animal).
O termo “expiatório” não vem da interpretação de “expiar = ver”, e sim, “expiação = redenção”.
Sendo assim, o bode expiatório é aquele que traz para si a redenção da culpa de um grupo, ou seja, através do seu sacrifício, todos são libertos dos seus pecados.

Essa prática está descrita nos primeiros livros do Antigo Testamento pois o Senhor instruiu Moisés a fazer inúmeros sacrifícios diferentes; de bois, cordeiros, da primeira colheita de trigo, cada um com seu significado e em particular o sacrifício com o bode, pois com ele retira-se a culpa (pecado) do povo.
No Cristianismo, o sacrifício de animais terminou porque Jesus Cristo foi o sacrificado a nível supremo. João Batista disse ao ver Jesus: “eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” 1:29.
No sentido figurado, dá-se o nome de “bode expiatório” àquele que leva a culpa sozinho por algo que não fez (assim como o bode dado em sacrifício descrito no livro do Levítico).
A humanidade carrega consigo essa herança comportamental e ainda nos dias de hoje, é comum que em diversos grupos sociais e organizacionais, em ambientes familiares, corporativos e políticos, voluntária ou involuntariamente, pessoas se utilizem de um “bode expiatório” para mitigar suas culpas.