Pr. Noé Lacerda
O que seria ser evangélica ou evangélico? a maioria de nós outros não sabemos, se sabe, brinca de esconde-esconde, e isto é grave porque levam as pessoas a caminhos enganosos. "Ser evangélico" o que seria ser evangélico?Encontrei algo na internet com o qual me identifiquei e transcrevi pra que você também pudesse ver :
O que é ser ‘evangélico’?
O termo ‘evangélico’ me da frio na espinha.O termo ‘evangélico’ pra mim significa –de alguma forma - mais do que ‘Cristão’ ( membro da religião Cristã). Significa um camarada que vive a vida segundo o Evangelho. Mas... Sem brincadeira, vocês já imaginaram o que é isso?
Pra mim, ser evangélico é quase como ser punk. É se afastar do mundo, mostrando–se diferente do mundo e agindo no mundo. Turbilhonando, se revoltando, causando divisão, amando, pirando a cabeça das pessoas, fazendo pensar, fazendo amar, fazendo Gritar por Paz e justiça e igualdade (Tudo isso Jesus Cristo e Paulo fizeram).
Pra mim ser Evangélico é se angustiar e se entristecer de tudo com tudo que é injustiça e desigualdade do mundo. É sentir nojo de tudo no mundo que não se parece com o Reino de Deus. É se afastar de tudo que se chama religião e amar de forma religiosa. Aguentando xingamento no transito e tapa na cara.
Pra mim ser Evangélico é quando você se entristece quando percebe em si mesmo erro e pecado. É ter o coração apertado por tudo aquilo que você pode vir a ser e fazer de bom. Ser evangélico é bater no peito chorando ao se ver como pecador e de forma quase autodestrutiva, arrancar mãos, olhos e pernas se estas lhes fazem pecar. É virar a costas e não olhar pra trás para seguir a Cristo.
Ser Evangélico também é ter Esperança. E ver Esperança numa vida onde ninguém mais vê. É aplacar toda dor e desespero dizendo, pregando e mostrando que tudo pode ser feito novo. Tudo pode começar de novo. Cristo ressussitou e mesmo a morte foi derrotada.
Ser evangélico é não desistir.
Por muito tempo eu me perguntei se devia ou não me rotular como ‘evangélico’. Muita gente (e eu também), quando pensa em ‘evangélico’ imagina uma pessoa com comportamento quase que diametralmente oposto ao que eu descrevi a cima (uma caricatura, quase como a Margarida).
Mas acho que não penso mais assim. Se eu não me rotulo Evangélico hoje não é por um preconceito bobo. É simplesmente por não me sentir digno do titulo. Talvez um dia a força e maturidade me sejam dadas para abraçar o evangelho de forma tão crua e visceral. E meu coração anseia por esse dia. Mas por enquanto eu fico sendo só Cristão* mesmo e deixo o titulo de evangélico para aqueles homens e mulheres com uma caminhada mais árdua, bela e cheia de frutos que a minha.
*O termo Cristão significa, originalmente ‘pequeno Cristo’ e, se tomado ao pé da letra pressupõe entrega, paixão e devoção ainda maiores do que aquelas que o termo ‘evangélico’ implica. Como já disse ao me referir a ‘ser Cristão’ quero dizer apenas ‘membro da religião Cristã’, se me perguntassem, eu diria que esse já é um excelente começo.
Mas como no início deste texto eu disse que as organizações não são evangélicas, simplesmente pelo fato de todas elas estarem mamando na lei, agarradas nas tetas da lei, pois na graça não encontrariam tais vantagens, tais benefícios.
O que seria mamar na lei? - Jesus Cristo disse que não poderíamos servir a dois senhores.
"Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro,ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.(Mateus 6:24).
Veja um exemplo eu não posso criticar um adventista que ordena guardar o sábado, que está na lei, quando eu prego o dízimo que está na lei. Não estou alimentando com o mesmo leite?
Eu não posso criticar o católico que adora imagens de escultura, que é pecado, e isto é verdade; quando eu gero adoras de placas, templos e organizações. Placas e templos que jesus declarou sua extinção,(Jo 2:19 - Jesus respondeu e disse-lhes: Derrubai este templo, e em três dias o levantarei.
Quanto as organizações Jesus não as deixou nem tão pouco incentivou as pessoas para que as aderisse.
E sim, que anunciassem o reino dos céus e que onde tivesse duas ou três ele estaria no meio deles. ( Mateus 18:20 : " Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.)
Disse Jesus: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8:32
Nenhum comentário:
Postar um comentário