30/10/2013
Espaço de lazer, preservação, conhecimento e turismo. Com 17 hectares de mata ciliar, a Reserva Florestal do Poço Escuro de Vitória da Conquista é o local ideal quando o assunto é preservação do meio ambiente. A reserva abriga uma vegetação exuberante e constitui-se praticamente como último remanescente de mata de grande porte da zona urbana da cidade. A mata também conserva uma alta representatividade em relação à fauna, com alta diversidade biológica.
O Poço Escuro foi preservado desde a origem do Arraial da Conquista. Atualmente é visitado constantemente por estudantes de instituições públicas e privadas, universitários e pesquisadores. Além da diversidade, eles são atraídos pelas três trilhas que existem no local: trilha principal, trilha bordo leste e trilha bordo oeste. Na reserva ambiental, também são encontrados três tipos de vegetação: mata atlântica, mata de cipó e caatinga.

Cada animal encontrado na reserva também despertava ainda mais o interesse dos visitantes, sobretudo por conta da grande diversidade. “Gostei muito de ver os animais e também das plantações verdes, pois gosto de biologia, ciência e, por isso, estou adorando essa visita, pois as plantas são muito bonitas, têm algumas que até encantam os olhos”, enfatizou a aluna Aline Rodrigues, 10 anos.
Fonte de conhecimento – De acordo com o professor de biologia Danilo Públio, a visita à reserva constitui a melhor forma de conciliar conhecimento teórico ao prático quando o assunto é preservação ambiental. “O espaço do Poço Escuro é muito importante porque vem cumprindo sua função de conscientizar a população em relação ao cuidado com o meio ambiente. Além disso, essa área hoje é um dos principais espaços turísticos da cidade e uma área de lazer para toda a população”, acrescentou.
Para a professora Vera Lúcia Lima, conhecer uma reserva florestal dentro da cidade é uma forma de internalizar o conhecimento e despertar a atenção dos alunos. “Trabalhamos em sala de aula os ecossistemas brasileiros e a devastação do meio ambiente que ocorreu ao longo da história, por isso é importante que os alunos vejam esse espaço para desenvolver o sentimento de preservação”, declarou.


Nenhum comentário:
Postar um comentário