sábado, 28 de março de 2015

Izalto Ferraz de Araújo Vitória da Conquista


Izalto Ferraz de Araújo

Izalto Ferraz de Araújo
Izalto Ferraz de Araújo, descendente da tradicional família Ferraz de Tremedal, nasceu no citado município no dia 19 de novembro de 1888. Na sua terra natal foi fazendeiro e conceituado comerciante. Transferiu residência para Vitória da Conquista, tornando-se, de logo, fundador do Clube Social Conquista e sócio benemérito da Santa Casa de Misericórdia.
Politicamente, foi escolhido prefeito tampão por impedimento do titular em maio de 1946, exercendo o cargo até abril de 1947.
Aos 87 anos de idade, estando em sua residência no dia 12 de março de 1975, foi vítima de um assalto cometido por quatro bandidos armados, que invadiram sua casa e o espancaram, juntamente com sua esposa, Dona Tereza Ferraz de Araújo (na época, com 67 anos de idade), depois de amarrados, sendo forçados a entregar a chave do cofre, onde continha dinheiro, joias e ações, tendo o roubo atingido mais de Cr$ 2 milhões (dois milhões de cruzeiros).
Face aos graves ferimentos, foi conduzido ao Hospital São Vicente da Santa Casa de Misericórdia e no dia 15 de março veio a óbito.
Poções

Primeiros automóveis de Poções

Este automóvel pertencia ao coronel Manoel Emiliano Moreira de Andrade (Maneca Moreira). Esta fotografia é datada de meados dos anos 30, época em que o Prefeito Maneca Moreira inaugurou a estrada que ligava a sede do Município de Poções ao então povoado de Bom Jesus da Serra. Em cima do capô do carro está Pedro Dantas Moreira (filho de Maneca Moreira). O último, da esquerda para a direita, é o professor Marceliano Meira Mousinho (professor leigo de gerações destes dois municípios em fins do século XIX e princípio do século XX) e lideranças políticas de Bom Jesus e Poções (Acervo de Yuri Rocha Meira Magalhães)
Este automóvel pertencia ao coronel Manoel Emiliano Moreira de Andrade (Maneca Moreira). Esta fotografia é datada de meados dos anos 30, época em que o Prefeito Maneca Moreira inaugurou a estrada que ligava a sede do Município de Poções ao então povoado de Bom Jesus da Serra. Em cima do capô do carro está Pedro Dantas Moreira (filho de Maneca Moreira). O último, da esquerda para a direita, é o professor Marceliano Meira Mousinho (professor leigo de gerações destes dois municípios em fins do século XIX e princípio do século XX) e lideranças políticas de Bom Jesus e Poções (Acervo de Yuri Rocha Meira Magalhães)
Os primeiros automóveis que circularam na cidade de Poções datam da década de 20 do século passado: Trata-se dos carros pertencentes aos coronéis mais abastados da região, a exemplo do Coronel Manoel Emiliano Moreira de Andrade (Maneca Moreira), um dos homens mais ricos de Poções naquela época.
Este é um dos primeiros automóveis que circulou em Poções nas primeiras décadas do século XX. Pertencia a José Schettini. Trata-se de um Fiat modelo 509, de 1927. Ao volante José Schettini e o carona é Rafaelle Victorio Schettini. Ao fundo, à esquerda, Braz Labanca e Miguel Labanca. Detalhe: o volante do lado direito denuncia que o carro é inglês
Este é um dos primeiros automóveis que circulou em Poções nas primeiras décadas do século XX. Pertencia a José Schettini. Trata-se de um Fiat modelo 509, de 1927. Ao volante José Schettini e o carona é Rafaelle Victorio Schettini. Ao fundo, à esquerda, Braz Labanca e Miguel Labanca. Detalhe: o volante do lado direito denuncia que o carro é inglês
Também os italianos ricos que moravam em Poções naquela época importaram seus luxuosos automóveis, a exemplo do rico comerciante José Schettini, que trouxe de fora um carro inglês, pois tinha o volante do lado direito…
Primeiro Fiat da família Schettini em Poções, com Valentino Sarno (de bigode) no banco traseiro
Primeiro Fiat da família Schettini em Poções, com Valentino Sarno (de bigode) no banco traseiro  
http://tabernadahistoriavc.com.br/page/2/

4 comentários:

  1. Bela página, parabéns! Uma pequena correção em relação a posição do volante do automóvel FIAT e sua origem. O carro é italiano, não inglês. No início do século XX os carros italianos eram fabricados com o volante à direita e circulavam pela esquerda, em mão inglesa. Roma só passou a circulação para a faixa da direita em 1924, Milão em 1926. Alfa Romeu e Lancia só passaram o volante de seus carros para a esquerda na década de 1950. Um abraço.

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  2. Quem eram os pais de Izalto Ferraz de Araujo e se ele teve um filho com o nome de Izalto Ferraz?

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  3. SOU PAULISTA DE SANTO ANDRE SP..ME CHAMO CHRISTIAN FERRAZ NETO DE JÚLIO FERRAZ DOS SANTOS DE V.DA CONQUISTA ALGUM PARENTE PARA FALAR ?

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  4. Sou Viviane,filha de laudie Ferraz flores da Silva,estou a procura do meu pai,de minha vó Tereza Ferraz Lopes da Silva,de parentes em Vitória da conquista-ba,terra que eu nasci,tenho 52 anos e gostaria de saber se alguém pode me falar sobre eles

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